1) Você sabe a diferença entre multinacionais e transnacionais?
2) Cite duas multinacionais estrangeiras que estão no Brasil.
3) Cite uma multinacional brasileira.
4) Por que São Paulo é o Estado que recebe mais investimentos estrangeiros no Brasil?
5) Qual país é o mais investidor de do Estado de São Paulo?
6) Faça uma pesquisa sobre a distribuição das empresas transnacionais no mundo.
7) Elabore uma tabela com os dez países com a maior quantidade de empresas no mundo.
Respostas
Resposta:
Irei te ajudar!!
Explicação:
1-O termo multinacional está saindo de uso, pois passa a ideia de que uma empresa é composta por várias nações. Sendo substituído pela denominação de empresa transnacional, que refere à atuação de uma empresa em outros países.
2-A empresa Sony e Nike são exemplos de Multinacionais estrangeiras que estão no Brasil
3-Stefanini é uma loja que é prestadora de serviços, software para informática e consultoria
4-A agência tem trabalhado para mostrar aos investidores os atributos e as vocações das 645 cidades paulistas. Com isso, já soma mais de 200 projetos com seu apoio, sendo 48% de empresas com capital de origem estrangeiro
5-O paulistano Luiz Barsi, de 80 anos é o maior investidor individual do Brasil
6-As transnacionais correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo. Nesse caso, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas.
Grande parte das empresas transnacionais é oriunda de países industrializados e desenvolvidos que detêm um grande capital acumulado; o excedente, nesse caso, é direcionado para países em todos os continentes.
Os investimentos dessas empresas são altíssimos, uma vez que a matriz emite os recursos para as filiais localizadas em muitos países pobres. Nesses países, as transnacionais exercem funções importantes como acelerar o desenvolvimento industrial, além de gerar postos de trabalho.
No entanto, essas empresas não têm objetivo social no momento em que se instalam em um determinado país. Pelo contrário, para sua instalação acontecer, o governo oferece uma série de benefícios e incentivos, tais como isenção parcial ou total de tributos, até mesmo dos lucros. Esses países se submetem a essas exigências a fim de atrair novos investimentos estrangeiros e também garantir a permanência das empresas.
7-
Walmart. Arkansas, EUA.
State Grid. País: China.
China National Petroleum Corp. China.
Sinopec Group. China.
Royal Dutch Shell (Shell). holandes.
Exxon Mobil. Estados Unidos.
Volkswagen. Berlim, Alemanha.
Toyota. Japão.
FICOU GRANDE, MAS ESPERO TER TE AJUDADO <3
1) A diferença entre multinacionais e transnacionais é: multinacionais possuem várias sedes em diferentes países, enquanto transnacionais possuem uma sede única, mas filiais espalhadas fora de seu país de origem.
2) Duas multinacionais estrangeiras que estão no Brasil: Fiat (Itália) e Toyota ( Japão).
3) Uma empresa multinacional brasileira é a Petrobrás.
4) São Paulo recebe muitos investimentos estrangeiros pois é considerado o coração econômico da maior economia do continente. O estado tem um enorme potencial logístico e econômico.
5) O maior investidor do estado de São Paulo é os Estados Unidos da América.
6) As empresas transnacionais se distribuem em uma única sede, com várias filiais espalhadas ao redor do mundo. Possuem sua sede em um país desenvolvido e suas filiais em países em desenvolvimento.
7) Os dez países com maior quantidade de empresas no mundo são: Estados Unidos, China, Holanda, Alemanha, Japão, Inglaterra, França, Suíça, Canadá e Coreia do Sul.
1) A distinção entre os tipos de empresa nem sempre é fácil. Tanto as empresas multinacionais como as empresas transnacionais possuem atuação em mais de um país, porém, as primeiras têm várias sedes, enquanto as outras têm uma única sede.
Para saber a distinção corretamente, uma empresa para ser nomeada como multinacional, precisa ter bases operacionais em vários países. Uma empresa transnacional não necessariamente tem bases operacionais em outras diversas nações, precisando apenas ter filiais em algum outro país além do seu de origem.
2) A Fiat, uma empresa italiana, está instalada no Brasil, mais precisamente em Betim, Minas Gerais, desde 1976 e produz mais ou menos 800 mil veículos por ano. A Fiat é uma marca global da Fiat Chrysles (FCA), um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo. No Brasil, a FCA é líder nas vendas de automóveis e veículos comerciais leves.
Já a Toyota, empresa japonesa, instalou a primeira fábrica em São Paulo, em 1958. Em 1962, mudou a fábrica para São Bernardo do Campo. Foi uma das únicas fábricas no mundo a manter todas operações industriais realizadas pela própria empresa. Um carro bastante conhecido da marca, o Corolla, já foi produzido mais de um milhão de vezes no país.
3) Petrobrás é uma empresa brasileira do setor petrolífero criada em 1953. Tornou-se rapidamente a líder em distribuição de derivados no país, e já constava entre as vinte maiores empresas do setor no mundo. No início do século XXI, a empresa estabeleceu planos e metas. Os planos eram expandir as suas atividades, ampliar os seus investimentos e aumentar a presença no mercado internacional.
Assim, a empresa se tornou multinacional, com atuação na Bolívia, Argentina, Venezuela, África Ocidental, Golfo do México e Caribe.
4) São Paulo é o estado brasileiro que mais recebe investimentos vindos de fora do país, uma vez que representa um grande potencial logístico e econômico. A crescente na demanda de multinacionais é alta, com quase 50% dos projetos anunciados tendo iniciativas com capital estrangeiro. As multinacionais que atuam no estado foram responsáveis pela geração de quase 60 mil empregos novos entre 2009 e 2018. Elas já representam mais de R$ 30 bilhões de investimentos no estado.
5) Os Estados Unidos da América são o maior investidor estrangeiro no estado de São Paulo, sendo que 31% dos projetos com capital estrangeiro oriundos das companhias norte-americanas. Esse capital é normalmente investido na indústria da transformação, no setor automotivo, no setor de máquinas e equipamentos, no setor de pesquisa e desenvolvimento e no setor alimentício.
6) As transnacionais são empresas de diferentes segmentos, tais como: industrial, alimentício, tecnológico, e muitos outros. Elas normalmente se originam em países desenvolvidos e necessitam que a produção dos seus produtos seja cada vez mais barata. Visando esse objetivo, elas buscam pôr filiais em países subdesenvolvidos, visto que a mão de obra é mais barata e, consequentemente, seus lucros aumentam.
Exemplos de empresas transnacionais são:
- Coca-Cola;
- Nestlé;
- Sony;
- Nike;
- Mc Donald's.
7) Os países que têm o maior número de empresas no mundo normalmente são os países mais poderosos, principalmente em poder aquisitivo. Os países com a maior quantidade de transnacionais são países desenvolvidos, como visto anteriormente. Buscando obter cada vez mais lucros enquanto têm cada vez menos despesas, esses países criam filiais em países subdesenvolvidos, com mão de obra mais barata. Os países com maior número de empresas ao redor do mundo são:
- Estados Unidos (38 empresas entre as 100 maiores do mundo);
- China;
- Holanda;
- Alemanha;
- Japão;
- Inglaterra;
- França;
- Suíça;
- Canadá;
- Coreia do Sul.
Veja mais sobre assuntos relacionados em:
https://brainly.com.br/tarefa/2137582
https://brainly.com.br/tarefa/25905404
https://brainly.com.br/tarefa/39314022
https://brainly.com.br/tarefa/5477587
https://brainly.com.br/tarefa/1710662
https://brainly.com.br/tarefa/15403126
https://brainly.com.br/tarefa/3474241