Leia mais um fragmento do relato “Como comecei a escrever”, de Carlos Drummond de Andrade”:
(...) Papai era assinante da Gazeta de Notícias, e antes de aprender a ler eu me sentia fascinado pelas gravuras coloridas do suplemento de Domingo. Tentava decifrar o mistério das letras em redor das figuras, e mamãe me ajudava nisso. Quando fui para a escola pública, já tinha a noção vaga de um universo de palavras que era preciso conquistar.
2. Nos relatos há a predominância de uso dos verbos no pretérito (passado) do Modo Indicativo. Os verbos “sentia” e “fui” estão, respectivamente, no: *
1 ponto
a) Pretérito perfeito e Pretérito imperfeito.
b) Pretérito imperfeito e Pretérito mais-que-perfeito.
c) Pretérito imperfeito e Pretérito perfeito.
d) Pretérito mais-que-perfeito perfeito e Pretérito perfeito.
Respostas
Resposta:
Pretérito Imperfeito
sentia.
Pretérito Perfeito
fui
Explicação:
LETRA C)
Resposta:
1= b) “... ao interior do Brasil...”
2= c) Pretérito imperfeito e Pretérito perfeito.
Explicação:
O Porque da (1):
A expressão “... ao interior do Brasil...” se refere a um lugar, elemento imprescindível de ser apontado e descrito em textos do gênero relato. As alternativas “a” e “c” se referem a tempo e a alternativa “d” a objeto.
O Porque da (2):
“Sentia” está no pretérito imperfeito, pois se se refere a um fato ocorrido no passado, mas que não foi completamente terminado. Já “fui” está no pretérito perfeito, pois indica que a ação verbal aconteceu num determinado momento do passado, tendo o seu início e o seu fim no passado. Nenhum deles está no pretérito mais-que-perfeito, pois esse é um tempo verbal empregado para indicar uma ação passada que ocorreu antes de outra, também no passado (sentira, fora).
Fiz no classroom , e estava certo .
Espero ter ajudado :)