Respostas
Resposta:
O ciclo da água, também conhecido como ciclo hidrológico, refere-se ao movimento contínuo que a água faz pelo meio físico e pelos seres vivos do ecossistema, passando através da atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera. Trata-se, portanto, de um importante ciclo biogeoquímico que faz com que esse indispensável recurso natural esteja constantemente no ambiente.
A água, agora em estado gasoso, sobe para camadas mais altas da atmosfera, onde a temperatura é mais baixa. Ao alcançar determinada altitude, essa substância passa do estado de vapor para o líquido (condensação) e forma as nuvens, que são, na realidade, uma grande quantidade de gotículas de água. Em locais frios, essas gotículas podem solidificar-se e dar origem à neve ou ao granizo.
Ao iniciar a chuva, processo também chamado de precipitação, a água começa a retornar para a superfície terrestre e é influenciada diretamente pela gravidade. Nesse momento, ela pode atingir rios, lagos e oceanos, infiltrar-se no solo e nas rochas ou pode ser impedida de voltar à superfície terrestre pela vegetação da Terra e, até mesmo, da gravidade.
Resposta:
Esse processo é chamado de "Ciclo Hidrológico"
Explicação passo-a-passo:
Precipitação
É formada pelo vapor condensado que cai sobre a superfície do planeta, por meio de chuva, granizo orvalho ou neve. Em alguns casos, pode retornar à atmosfera mesmo antes de alcançar a superfície terrestre - através de chuva miúda quente. Em situações menos comuns, poderá ainda transformar-se em neve e cair em cima de uma montanha e permanecer lá por mais de 1000 anos.
Infiltração
Quando a chuva cai, uma parte da água vai se infiltrando por meio do solo e entre as rochas até não encontrar mais espaços. A partir daí, movimenta-se horizontalmente rumo às áreas mais baixas. Em regiões frias, como nas calotas polares, de grandes altitudes e baixas latitudes, a água tende a se acumular em forma de gelo, ficando imobilizada durante milhões de anos.
Escoamento superficial
É o movimento das águas na superfície terrestre, do solo para os mares. A água que não se infiltra escorre sobre a superfície em direção às áreas mais baixas, indo alimentar diretamente os riachos, rios, lagos, oceanos e mares.
Evaporação
Transformação da água no seu estado líquido para o estado gasoso no deslocamento da superfície para a atmosfera.
Transpiração
É a forma como a água existente nos organismos vivos passa para a atmosfera, como, por exemplo, o suor dos animais.
Evapotranspiração
Processo pelo qual a água que cai é absorvida pelas plantas, voltando à atmosfera através da transpiração ou evaporação direta.
Condensação
Transformação do vapor em água líquida, com a criação de nuvens e nevoeiro.
Espero ter ajudado
bons estudos!!