(ESPM) Na frase: “Analfabetismo, saneamento básico e pobreza combinados explicam 62% da taxa de mortalidade das crianças com até cinco anos no Brasil' (O Estadão), o termo em negrito:
a) transgride as normas de concordância nominal.
b) concorda em gênero e número com o elemento mais próximo.
c) faz uma concordância ideológica, num caso de silepse de número. d) poderia ser substituído pelo termo "combinadas".
⇒e) concorda com todos os termos a que se refere, prevalecendo o masculino plural.
Por que não a letra "A" - temos aqui um anteposto qual o adjetivo vem antes do substantivo, concordando este com o mais próximo, não com todos.
Respostas
Resposta:
Alternativa e: concorda com todos os termos a que se refere, prevalecendo o masculino plural.
Explicação:
Essa é a regra quando um adjetivo se refere a mais do que um substantivo e vem depois deles. Também estaria correto se o adjetivo concordasse com o substantivo mais próximo (pobreza). Neste caso, teríamos a seguinte oração:
“Analfabetismo, saneamento básico e pobreza combinada explicam 62% da taxa de mortalidade das crianças com até cinco anos no Brasil'
O termo em negrito:
e) concorda com todos os termos a que se refere, prevalecendo o masculino plural.
Concordância nominal
O que deve ser explicado aqui é o porquê de ter sido usado o termo "combinados", no masculino plural.
Isso ocorre porque esse adjetivo se refere a "analfabetismo, saneamento básico e pobreza". Como os dois primeiros são substantivos masculinos, o adjetivo deve ficar no masculino, mesmo "pobreza" sendo um nome feminino. Fica no plural porque se refere a mais de um substantivo.
É importante notar ainda que a concordância foi feita obrigatoriamente assim porque o adjetivo está posposto aos substantivos. Se estivesse anteposto, poderia concordar apenas com o mais próximo.
Mais sobre adjetivo anteposto e posposto em:
https://brainly.com.br/tarefa/1430492
#SPJ2