A Lei de Faraday ou Lei de Indução Eletromagnética, diz que quando houver variação do fluxo magnético através de um circuito, surgirá nele uma força eletromotriz induzida. Essa lei foi estabelecida por Michael Faraday, em 1831, a partir da descoberta do fenômeno da indução eletromagnética. Ele observou que, se um imã estiver em movimento em relação a uma espira, de tal modo que o fluxo magnético varie dentro do condutor, poderá haver a geração de uma corrente elétrica. Marque a alternativa correta que define o que vem a ser uma espira. * Imagem sem legenda Um fio condutor em forma circular ou retangular, percorrido por uma corrente elétrica. Seu comportamento é similar ao de um imã, originando um eletroímã. É a junção de vários condutores circulares empilhados. É um imã natural, ou seja, encontrado na natureza, que não precisa de interferência humana para atrair outros materiais. É um mineral magnético formado pelos óxidos de ferro II e III. Servem para ler e gravar dados eletromagnéticos, construir alto-falantes, microfones e gravadores, separar alguns metais de outros materiais, compor sistemas de segurança e de sensores, etc.
Respostas
Alternativa Correta: A) Um fio condutor em forma circular ou retangular, percorrido por uma corrente elétrica.
A lei de Faraday é uma correlação fundamental que foi desenvolvida com base nas equações de Maxwell. Pode ser usado como um resumo das maneiras pelas quais uma tensão pode se originar, através da mudança do ambiente magnético.
A tensão induzida em uma bobina é equivalente ao negativo da taxa de variação do fluxo magnético dobrada pelo número de voltas da bobina, causando uma interação da carga com o campo magnético.
A espira é um fio condutor que pode ter forma circular, retangular e inclusive triangular, ela corresponde a uma voltas que formam a bovina. De acordo com Faraday, o movimento relativo entre o imã e a espira gera corrente elétrica.