O marquês de Pombal tinha objetivos claros em relação à administração colonial. Quais eram seus objetivos em relação ao reino e ao Brasil?
Respostas
Sebastião José Carvalho e Melo, filho de Manuel de Carvalho e Ataíde e Tereza Luiza de Mendonça e Mello, conhecido como Marquês de Pombal, nasceu em Lisboa no dia 13 de maio de 1699, foi um político português e verdadeiro dirigente do país, durante o reinado de José I. Estudou na universidade de Coimbra. Em 1738, foi nomeado embaixador em Londres e, cinco anos mais tarde, embaixador de Viena, cargo que ocupou até o ano de 1748.
Objetivos
No plano interno, Marquês de Pombal instituiu uma reforma que desagradou muitos daqueles que viviam das regalias oferecidas pela Coroa Portuguesa. O chamado Erário Régio tinha como papel controlar os gastos do corpo de funcionários reais e, principalmente, reduzir os seus gastos.
Outra importante medida foi incentivar o desenvolvimento de uma indústria nacional com pretensões de diminuir a dependência econômica do país.
Outra importante medida trazida com a administração de Pombal foi a expulsão dos jesuítas do Brasil. Essa medida foi tomada com o objetivo de dar fim às contendas envolvendo os colonos e os jesuítas. O conflito se desenvolveu em torno da questão da exploração da mão-de-obra indígena. A falta de escravos negros fazia com que muitos colonos quisessem apresar e escravizar as populações indígenas. Os jesuítas se opunham a tal prática, muitas vezes apoiando os índios contra os colonos.
Da pra vc dá uma resumida na resposta ok
O marquês de Pombal, como secretário de Estado do rei D. José I, tinha como objetivo a racionalização da administração do reino e das colônias, cortando gastos e centralizando o comércio português nas companhias monopolistas.
Pombal e a administração do governo
Influenciado por algumas ideias iluministas, principalmente a racionalidade, o marquês de Pombal buscou simplificar a administração do reino e das colônias portuguesas.
Em termos econômicos, Pombal tentou promover o desenvolvimento manufatureiro português para diminuir a dependência comercial em relação à Inglaterra e criou algumas companhias de comércio para monopolizar a venda de produtos tipicamente portugueses, como o vinho do Porto.
Pombal também promoveu a expulsão dos jesuítas do reino português e das colônias, graças às tensões entre colonos e os membros dessa ordem religiosa em torno da questão indígena.
Entenda mais sobre o marquês de Pombal aqui: https://brainly.com.br/tarefa/10214300
#SPJ2