O Quinze é um bom exemplo de como os romancistas da década de 1930 lidam com a linguagem literária. Assinale a alternativa que melhor descreve a linguagem empregada no texto quanto a: vocabulário (mais culto ou mais popular, regionalismos), construções sintáticas (mais prolixas ou mais próximas da fala), períodos (longos ou curtos), etc. *
1 ponto
a) A linguagem é culta, porém direta, com vocabulário acessível, por vezes incluindo algum termo regional e com períodos curtos.
b) A linguagem é coloquial, sempre com vocabulário popular e com uso de termos regionais.
c) A linguagem é oral, com tradição coloquial e uso de períodos longos.
d) A linguagem é informal, com termos regionais, construções bem próximas a uma fala sem cuidado e com períodos longos.
Respostas
Resposta:
1. d) Apenas II e III.
2. a) A linguagem é culta, porém direta, com vocabulário acessível, por vezes incluindo algum termo regional e com períodos curtos.
Explicação:
1 - No trecho “O sol poente, chamejante, rubro, desaparecia rapidamente como um afogado no horizonte próximo. Sombras cambaleantes se alongavam na tira ruiva da estrada, que se vinha estirando sobre o alto pedregoso e ia sumir no casario dormente dum arruado. Sombras vencidas pela miséria e pelo desespero que arrastavam passos inconscientes, na derradeira embriaguez da fome.", as imagens da terra assolada pela seca constituem um retrato das condições adversas a que estão sujeitos os habitantes daquela região e plasticidade da cena, expressa nas imagens de "sombras cambaleantes" e "sombras vencidas", representa a luta do nordestino com a natureza hostil.
2 - A alternativa que melhor descreve a linguagem empregada no texto quanto a: vocabulário (mais culto ou mais popular, regionalismos), construções sintáticas (mais prolixas ou mais próximas da fala), períodos (longos ou curtos), etc., é a alternativa A.
Classroom
No romance “O Quinze” a linguagem é culta, porém direta, com vocabulário acessível, por vezes incluindo algum termo regional e com períodos curtos. Por esse motivo, a resposta é a alternativa A.
Nessa obra, a autora não usa palavras eruditas. Na verdade, predomina uma linguagem simples, direta, natural, relacionada sertão e à temática desenvolvida. Além disso, é comum o uso de frases curtas, ou seja, períodos breves.
Até ao citar a professora Conceição, não são usadas palavras complicadas. As falas são do dia a dia, revelando uma aproximação ao falar cotidiano.
Não podemos deixar de citar a presença de uma linguagem regionalista, que retrata a realidade do Ceará.
Quer saber mais? Veja este link:https://brainly.com.br/tarefa/10633162
Espero ter ajudado você!
Bons estudos!