1) Por que a economia exterior influencia a bolsa de valores do Brasil? Como o mercado externo interfere nas negociações no país?
2) Quais são os investimentos que você conhece?
3) Como uma empresa capta dinheiro? (Empréstimo, financiamentos, debêntures).
4) O que é bolsa de valores? Como funcionava antigamente as negociações, e atualmente? Horários de negociações, explique cada etapa.
5) O que são Índice Bovespa e o leilão bovespa? Para que servem?
6) O que são ações? Qual a melhor opção ordinárias ou preferenciais? O que são dividendos?
7) O que são corretoras de valores, como funcionam e como escolher uma?
8) Qual a diferença entre Capitalização e investimento?
Respostas
1 - A economia exterior interfere na Bolsa de Valores do Brasil devido a maior parte do investimento feito no Brasil vim do exterior. A taxa de juros americana é a referencia para o mundo é importante conhecer esse índice, pois aumenta a segurança das operações.
2 – Tipos de investimentos:
- Poupança: Uma das aplicações mais populares no país.
- Títulos Públicos: é uma das formas para captar recursos para financiar atividades como educação, saúde e infraestrutura. Atividades do governo Federal.
- CDB (Certificado de Depósito Bancário): Um tipo de deposito a prazo oferecido por instituições financeiras.
- Ações: ao comprar uma ação a pessoa se torna socia da empresa, pois possui uma certa parte daquela ação.
3- Uma empresa pode captar dinheiro através de: credito próprio, investimentos familiares, empréstimos em bancos e credores tradicionais, empresas de investimentos.
4- A Bolsa de Valores é um mercado organizado onde se negociam ações e títulos que são disponibilizados por empresas de capital aberto. A B3 é o nome atual da Bolsa de Valores do Brasil. Atualmente pode-se comprar e vender ações de qualquer lugar no mundo, basta ter acesso a internet, são realizadas por meio de plataformas digitais.
Antigamente era utilizado o Pregão viva- voz a forma que era feita as negociações eram necessários diversos operadores reunidos em um grande salão, as negociações eram feitas pessoalmente, de modo verbal, negociavam entre si por meio de gritos.
O horário de negociação da Bolsa de Valores é dividido em 5 etapas:
- Cancelamento de ofertas: anular qualquer oferta de compra e venda que ficaram pendentes de um dia para o outro ocorre em 15 minutos de 9h 30 e 9h45.
- Pré-abertura do mercado: duração de 15 minutos 9h45 e 10h00. Começa imediatamente após cancelamento das ofertas.
- Negociações: a partir das 10h00 o mercado é aberto para investidores e dura até 16h55.
- Call de fechamento: Após encerramento do período 17h00 ou 17h15.
- After Market: Para aqueles investidores que não conseguiram utilizar o horário normal. Dura de 35 minutos 17h25 e 17h30. Depois o período de negociação dura mais 30 minutos e encerra-se as 18h00.
5 - O índice Bovespa é o principal indicador de desempenho do mercado de ações no Brasil. O leilão Bovespa é quando a bolsa identifica uma desvalorização ou valorização. O leilão é a retirada das ações do pregão é uma resposta automática da bolsa de valores á acentuada oscilação do mercado, em um dado momento.
6 – Ações são uma fração do capital de uma empresa. A ação ordinária o investidor tem direito ao voto e na preferencial ele não possui esse direito, mas tem maior vantagens por receber dividendos. Os dividendos é uma distribuição de parcelas do lucro de uma empresa a um grupo de acionistas.
7 – A corretora de valores é uma empresa financeira que atua na compra e venda de títulos a seus clientes. A corretora atua como agentes intermediários para conectar o cliente ao mercado financeiro, intermediá suas aplicações na bolsa de valores.
9- Capitalização: São comercializados por instituições financeiras tem objetivo de formar uma aplicação de caráter lotérico, sorteios.
Investimentos: São oferecidos por instituições financeiras com juros pré ou pós- fixados.
1) A economia é uma ciência social que entende-se como o conjunto das atividades as quais o homem desenvolve para gerar riqueza, ou seja, a produção de bens e a prestação de serviços, sendo esses elementos necessários para a vida dos seres humanos.
Cada país possui sua economia nacional, mas possuem relações econômicas exteriores, acabam por interligar as economias em um sistema global, alguns países são mais abertos e outros mais fechados.
No caso da influência da economia exterior na bolsa de valores brasileiras, tem-se que uma grande parcela dos investimentos no Brasil são provenientes de investidores estrangeiros, que buscam a melhor relação entre risco e retorno, portanto caso o mercado externo ao Brasil seja mais atrativo eles retiram o dinheiro da bolsa brasileira.
2) Os investimentos podem ser divididos em duas grandes áreas que são os investimentos de renda fixa e os investimentos de renda variável.
No caso dos investimentos e de renda fixa, tem-se que são investimentos mais conservadores, onde o investidor sabe qual o montante irá receber ao final do período determinado, são exemplos de renda fixa:
- Títulos públicos, Tesouro direito ou do Tesouro IPCA+.
- CDB (Certificado de Depósito Bancário).
- LCI (Letra de Crédito Imobiliário).
No caso dos investimentos de renda variável, tem-se que eles correspondem a uma modalidade mais arrojada, já que está exposto a diversos risco e fatores. Nessa modalidade não há certezas sobre o valor do montante ao longo do tempo. São exemplos de renda variável:
- FII ( Fundos de Investimentos Imobiliários)
- Ações,que são parte do capital social das empresas.
3) As empresas são entidades que possuem a finalidade de desenvolver atividades econômicas comercial por meio da produção de bens e/ou prestação de serviços.
Para a manutenção das suas atividades as empresas precisam captar recursos e essa captação pode ocorrer de diversas formas, como por exemplo:
- Capital próprio: Os sócios aportam valores no capital social da empresa.
- Empréstimos: As empresas realizam a captação de um valor junto a uma instituição financeira e devolve esse valor em um momento futuro acrescido de juros.
- Financiamento: Nesse caso a empresa pode realizar o financiamento de um bem.
4) A bolsa de valores é o ambiente onde são negociadas as ações das sociedades que possuem capital aberto, além de outros tipos de investimentos como os Fundos de Investimentos Imobiliários(FII) e os Brazilian Depositary Receipts(BDR).
Antigamente os pregões da bolsa de valores ocorriam em um grande salão onde diversos operadores realizavam as negociações pessoalmente, quem possuía ações de venda anunciava no grito.
Atualmente a B3, que á bolsa de valores brasileira, funciona de maneira on-line, por meio de plataformas digitais onde os investidores podem aportar capital de qualquer lugar do mundo. O horário de funcionamento da bolsa brasileira para negociações é das 10h até as 18h.
5) O índice Bovespa é o mais relevante dentre os indicadores de desempenho médio que considera as cotações das ações que são negociadas dentro da bolsa de valores brasileira.
O termo leilão Bovespa corresponde ao momento dos pregões da bolsa, ou seja, quando as ações e demais investimentos estão dentro do período de negociação.
6) As ações correspondem a uma parte do capital social de uma empresa, nesse sentido, quem possui uma ação é um acionista da empresa.
As ações ordinárias são aquelas onde o acionista possui direito a voto, já no caso das preferenciais ele não possui direito a voto, mas possui preferência na distribuição de dividendos.
Os dividendos correspondem a uma parcela dos lucros da empresa que são distribuídos para os acionistas.
7) As corretoras de valores são empresas financeiras, são elas as mediadoras entre os vendedores e os compradores de ações, nesse sentido, por meio das corretoras os investidores escolhem as ações para comprar ou vender.
Existem diversas corretoras brasileiras atuando no mercado de capitais, para escolher uma deve-se considerar os valores das taxas cobradas e após isso realizar uma cadastro.
8) Os títulos de capitalização são aplicações com caráter programada, normalmente oferecidas por bancos, onde o valor deve ficar retido por uma prazo pré-estabelecido e o investidor concorre a prêmios e sorteios.
Os investimentos são oferecidos por instituições financeiras como os bancos ou as corretoras, onde o cliente pode aplicar seu capital a uma taxa de juros pré ou pós-fixada. Além dos investimentos em ações, FII´s e BDR´s.
Economia, acesse: brainly.com.br/tarefa/6469655
Aplicações financeiras, acesse: brainly.com.br/tarefa/38459012
Captação de recursos, acesse: brainly.com.br/tarefa/24902568
Bolsa de valores, acesse: brainly.com.br/tarefa/12347285
Bovespa, acesse: brainly.com.br/tarefa/19441240
Dividendos, acesse: brainly.com.br/tarefa/22541937
Investimentos, acesse: brainly.com.br/tarefa/48611651
Título de capitalização, acesse: brainly.com.br/tarefa/30960286
Bons estudos e um abraço!