1- Defina os seguintes conceitos:
a) Preconceito
b) Tolerância
c)
Diversidade cultural
d) Racismo
e) Etnocentrismo
Respostas
Resposta:
a)qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.
b)ato ou efeito de tolerar; indulgência, condescendência.
c)A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos.
d)conjunto de teorias e crenças que estabelecem uma hierarquia entre as raças, entre as etnias.
e)visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
espero ter ajudado.
Resposta:
1 - Defina os seguintes conceitos:
a) Preconceito: É qualquer opinião ou sentimento concebidos sem exame crítico, baseados no senso comum.
b) Tolerância: Vem do latim “tolerare”, que significa o ato de aceitar e suportar o outro, em suas opiniões e atitudes, mesmo que estas não sejam iguais a minha. É aceitar sem reação agressiva ou defensiva
c) Diversidade Cultural: A diversidade cultural refere-se aos diferentes costumes de uma sociedade, entre os quais podemos citar: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros aspectos
d) Racismo: Preconceito e discriminação direcionados a quem possui uma raça ou etnia diferente, geralmente se refere à segregação racial. É o comportamento hostil dirigido às pessoas ou aos grupos sociais que pertencem a outras raças e/ou etnias.
e) Etnocentrismo: É a visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
2 - Escreva um texto dissertativo em que reflita sobre a seguinte questão: “Preconceito é algo que se aprende?”
Resposta pessoal
3 - Existe racismo no Brasil? É possível apontar situações em que ele ocorre?
No Brasil existe um racismo velado (escondido), no diferente tratamento que as autoridades policiais dão aos cidadãos afro-descendentes e à classe com menor condição financeira da população. Ele ocorre em agressões físicas e verbais em abordagens policiais e nos diversos casos de homicídios praticados por policiais em que as vítimas são pessoas pobres e negras.
4 - Por que o racismo persiste no Brasil e como podemos combatê-lo?
Ele persiste porque se trata de uma tradição cultural. Esta ideologia do racismo manteve a sua estrutura fundamental, só alterando as formas da sua manifestação. No período da escravidão, os negros eram sem alma, eram não humanos, portanto passiveis de serem tratados de forma desumana. Uma das formas de combate é por meio da educação, mas também através de leis que a combatam com penas severas.
5 - Pesquisa 1
— Por que dia 20 de novembro foi escolhido para comemorar o Dia da Consciência Negra?
A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
— Quem foi Zumbi dos Palmares e porque ele é um símbolo tão importante para o povo negro?
Zumbi dos Palmares é um dos grandes nomes da história do Brasil. Ele foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior e mais longevo quilombo da história de nosso país. Zumbi assumiu a liderança do quilombo, em 1678, e resistiu, durante quase 20 anos, contra as investidas dos portugueses.
— O que foram os quilombos?
Eram locais de resistência contra a escravidão. Os quilombos, na era colonial e imperial, foram espaços construídos pelos escravos negros africanos e afrodescendentes fugidos da escravização em busca de viver em liberdade.
— Como surgiu o Dia da Consciência Negra?
Na década de 1970, um grupo de quilombolas no Rio Grande do Sul cunhou o dia 20 de novembro como o Dia da Consciência Negra: uma data para lembrar e homenagear o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, assassinado nesse dia pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695. A representação do dia ganhou força a partir de 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País, que transformou a data em nacional.
Explicação: