Respostas
Resposta: Sobre a origem da palavra Boliche (segundo o Dicionário Houaiss), conforme a Etimologia (estudo da origem e da evolução das palavras), trata-se de um espanholismo, Boliche (1599) rede, pequena rede de pesca, do catalão bolitx, ligado ao grego bolídion, diminutivo não documentado do grego bólos rede, rede de pesca por influência de bola (do latim bulla bolha, borbulha, objeto redondo, bola), o vocábulo passa a designar por metonímia casa onde se jogava com bolas e depois tipo de jogo com bolas, referência (século XVII) a cantina, geralmente militar, onde o proprietário ganhava ("pescava") o dinheiro de quem ali praticava o jogo Boliche o vocábulo passa ao português com essa primeira acepção e por extensão toma também no Sul do Brasil o sentido de Boliche taverna pobre, bodega, usual (século XIX) na América espanhola.
Uma das versões correntes quanto ao aparecimento do jogo que se transformou em esporte relata que um arqueólogo inglês encontrou na década de 1930, uma tumba de 3.200 a.C. de uma criança egípcia com pinos e bolas que poderiam ser de um jogo, talvez até um tipo de boliche primitivo.
Uma lenda relata que guerreiros de tribos antigas divertiam-se após as batalhas, usando os ossos das coxas de seus inimigos como alvos a serem atingidos. Os crânios eram lançados, colocando-se o polegar e outros dedos nas cavidades dos olhos.
Há estudos que mencionam um jogo, na Polinésia, chamado de “ula maika”, tido como a origem do boliche. Segundo historiadores, trata-se de um dos mais antigos esportes de bolas arremessadas, sendo considerado um irmão do bocha.
No século XIV surgiu, na Inglaterra, um jogo de boliche na grama, que tinha por objetivo colocar a bola o mais perto possível do alvo, porém sem derrubá-lo.
A popularidade desse jogo chegou a ponto do Rei Eduardo III, da Inglaterra, proibir a sua prática em 1.366, pois temia que ele superasse o arco e flecha, esporte que tinha maior importância militar. A proibição se referia a um “jogo dos 9 pinos”, o que obrigou os ingleses a reinventar o esporte com dez pinos, o que se afirma, tornou-se tradição e foi seguido mais tarde nos Estados Unidos pela International Bowling Association-IBA.
Já na Alemanha, no ano de 1370, devido às ruinosas apostas que se faziam, Carlos V proibiu a prática do jogo que também era combatido pelos clérigos da Igreja que o chamavam de Hei Denwerfen (destruição dos pagãos).
O primeiro regulamento conhecido do jogo é de autoria do alemão Hugo Von Trimberg. Foi elaborado no século XIII e se intitulava Renner.
Há uma outra versão, entretanto, sobre o nascimento do boliche: diz-se que surgiu por volta do século IV ou V, na Alemanha, com conotação religiosa e era jogado com nove pinos colocados em forma de losango.
Afirma-se que Martinho Lutero gostava tanto desse jogo que mandou construir uma pista particular de boliche em sua casa.
Outras fontes afirmam que o esporte era jogado entre os Césares, em Roma, na Alemanha e na Holanda. Deste último país, imigrantes teriam levado a prática para os Estados Unidos, e aí o boliche proliferou, ganhando o país e o mundo.
De qualquer modo, os americanos adotaram o jogo modificando a colocação dos pinos para a forma triangular e acrescentando mais um pino, sendo batizado como tenpin bowling.
O jogo de boliche tomou um grande impulso no início do século XX, primeiro nos Estados Unidos e depois se expandiu pela Europa.