• Matéria: Química
  • Autor: Marianachan
  • Perguntado 6 anos atrás

Elaborar um resumo, manuscrito ou digitado, sobre as seguintes funções oxigenadas: álcool, fenol, aldeído, cetona, éter, éster e ácido carboxílico. Cada função deve conter: Estrutura do grupo funcional, exemplos de moléculas e suas principais aplicações.

Respostas

respondido por: nezumichan
3

Resposta:

Funções Oxigenadas

Os álcoois são compostos orgânicos, caracterizados pelo grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado de uma cadeia carbônica. Alguns exemplos de álcoois são o etanol e o metanol. A função do etanol é na indústria, na fabricação de combustíveis, perfumes, bebidas e solventes.  

Os fenóis são compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente a um carbono do anel aromático. O seu grupo funcional é também o seu composto mais simples, isto é, o hidroxibenzeno, também chamado de benzenol e de fenol comum. Exemplos destes são vanilina, eugenol e hidroquinona. A função do fenol mais comum é fazer peeling para evitar enrugamento da pele, além de outros fenóis serem utilizados como desinfetantes e para preservação da madeira, protegendo contra ataques de insetos.

Os aldeídos são compostos que possuem o carbono da extremidade da cadeia realizando dupla ligação com um oxigênio e uma ligação com um hidrogênio. Alguns exemplos são o metanal, etanal e vanilina. Usados, respectivamente, conservação de cadáveres e peças anatômicas, síntese de compostos orgânicos e a vanilina é a essência de baunilha.  

Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila (C = O) em um carbono secundário da cadeia, ou seja, esse grupo sempre vem entre dois carbonos. As cetonas são muito usadas como matérias-primas na síntese de diversos produtos. São também usadas como solventes de tintas, vernizes, esmaltes, na preparação de sedas e na preparação de medicamentos. A cetona de maior importância comercial é a propanona, mais conhecida como acetona. Ela é bastante utilizada no dia a dia como solvente de esmaltes de unha.

Os éteres são compostos que possuem um átomo de oxigênio ligado a dois radicais orgânicos. Dois exemplos são o éter etílico e o epóxido, o primeiro é utilizado como solvente e é extremamente inflamável, e o segundo, é usado na obtenção de resinas epóxi, que são usados como adesivos ou materiais estruturais.  

Os ésteres são compostos orgânicos oxigenados que são formados pela reação química entre um ácido carboxílico e um álcool. Apresentam o grupo funcional composto por dois átomos de oxigênio e dois radicais. Os ésteres possuem aroma de frutas e flores, e são usados na fabricação de medicamentos, cosméticos, perfumes e ceras.

Ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional carboxila, isto é, um carbono que realiza uma ligação dupla com outro carbono e uma ligação simples com um grupo OH. Exemplos desses ácidos são ácido acético, ácido butírico e o ácido fórmico. São utilizados na produção de ésteres orgânicos, produção de sais de ácidos carboxílicos, preparação de perfumes, produção do vinagre, produção da seda artificial, produção de desinfetantes e tingimento de tecidos.

Explicação:

Perguntas similares