Respostas
Resposta:
Microplásticos são pequenos pedaços de plástico que poluem o meio ambiente. Os microplásticos não são um tipo específico de plástico, mas sim qualquer tipo de fragmento plástico com menos de cinco milímetros de comprimento, de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos EUA (NOAA). Eles entram em ecossistemas naturais de uma variedade de fontes, incluindo, mas não se limitando a cosméticos, roupas e processos industriais.
Existem dois tipos de microplásticos. Os microplásticos primários são quaisquer fragmentos de plástico ou partículas que tenham já 5.0 mm de tamanho ou menos antes de entrarem no ambiente. Estas incluem microfibras de roupas, microesferas e esferas de plástico resultantes do fabrico de peças plásticas muito maiores (que se perdem ou durante o processo de fabrico ou no transporte). Os microplásticos secundários são microplásticos que são criados a partir da degradação de produtos plásticos maiores quando entram no ambiente por meio do desgaste por ação do tempo e dos elementos Essas fontes de microplásticos secundários incluem garrafas de água e refrigerante, redes de pesca e sacos plásticos.Ambos os tipos são reconhecidos por persistirem no ambiente em níveis elevados, particularmente em ecossistemas aquáticos e marinhos.
Além disso, os plásticos degradam-se muito lentamente, ao longo de centenas, senão milhares de anos. Isso aumenta a probabilidade de os microplásticos serem ingeridos, incorporados e acumulados nos corpos e tecidos de muitos organismos. Todo o ciclo e movimento de microplásticos no ambiente ainda não é conhecido, mas as pesquisas continuam.