• Matéria: História
  • Autor: SophiaIsa10
  • Perguntado 6 anos atrás

como era a relação na segunda guerra mundial entre os italianos e brasileiros?

Respostas

respondido por: jhrclm
1

Resposta:

os brasileiros ajudaram os italianos durante a guerra

Explicação:

eles compartilhavam comida etc...

respondido por: Lavi18000
1

Olá tudo bom?!

Vamos lá :

Que os soldados brasileiros participaram da 2ª Guerra Mundial :

não é novidade. Entretanto, os responsáveis e alunos do Sigma que participaram da palestra do italiano Mário Pereira descobriram o que poucos sabem: os “pracinhas” são vistos como heróis pelos italianos.

Mario Pereira, filho de brasileiro com uma italiana, apresentou relatos de ex-pracinhas e de sobreviventes da guerra que mostram que a humanidade e a solidariedade dos soldados da Força Expedicionária Brasileira (FEB) conquistaram o respeito e a admiração dos italianos.

Segundo Mário, além de ajudar os militares norte-americanos na libertação da Itália do domínio alemão, os brasileiros se destacaram pelas boas relações que estabeleceram com a população local. Segundo relatos de sobreviventes do conflito, apresentados por Mário, muitas vezes, os “pracinhas” dividiam o pouco de comida que tinham com as pessoas locais. “Eles levavam comida, música, paz e alegria. Quando a guerra terminou, os italianos comemoraram apenas com os militares brasileiros. Os americanos não entendiam por que eles não recebiam agradecimentos”, afirmou.

Em reconhecimento ao apoio dos brasileiros, na cidade italiana de Pistoia, foi construído um monumento em memória aos soldados brasileiros.

Segundo o relato do historiador, milhares de alemães se renderam aos brasileiros. Mas as vitórias foram conquistadas com muito sofrimento e muitas perdas. “Os soldados não estavam acostumados ao clima frio. Só na batalha do Monte Castelo foram mais de 400 baixas de brasileiros”, afirmou.

Viagem pedagógica

Os alunos que desejarem conhecer um pouco mais sobre a história da 2ª Guerra Mundial e a participação do Brasil no conflito poderão se inscrever para o projeto “Caminhos dos Aliados na Segunda Guerra Mundial”. Em parceria com o Instituto Bicho da Terra, o Sigma organizou uma viagem pedagógica para cinco países da Europa com aulas in loco, para que os estudantes do Ensino Médio possam vivenciar fatos do maior conflito global da história moderna.

Pelo roteiro elaborado pelos professores de História do Sigma, os jovens vão refazer a rota dos soldados aliados. Um dos pontos altos da viagem será a travessia, em balsa, de Londres para a França, com o intuito de os estudantes entenderem a emoção dos aliados ao desembarcarem na Normadia. A chegada das tropas dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e do Canadá, em 6 de junho de 1944, foi denominada de Dia D, pois deu início à libertação europeia do domínio de Hitler.

 

Durante 18 dias, vão visitar locais marcantes para a história. Em Cracóvia, na Polônia,  os alunos vão conhecer o campo de concentração de Auschwitz e a fábrica de Oskar Schindler, industrial alemão que salvou 1200 judeus da morte durante o Holocausto. O prédio, atualmente, abriga uma exposição sobre o extermínio de judeus do Museu Histórico da Cidade de Cracóvia.

Já na Alemanha, em Kiel, vão aprender sobre os submarinos da Marinha Alemã, no Museu de Munster, e sobre blindados utilizados na guerra. Também vão visitar Berlim, devido à importância histórica da cidade antes e depois do conflito.

A viagem pedagógica se estende à Itália. Próximos à cidade de Pistóia, nos Apeninos Ocidentais, onde ocorreu a batalha de Monte Castelo, os alunos vão resgatar a história da participação do exército brasileiro na guerra.

Ao retornarem para o Brasil, os alunos escolherão um dos temas apresentados na viagem e produzirão um vídeo com imagens do projeto e de arquivo da época.

Espero ter ajudado !! Bons estudos !!

Perguntas similares