Respostas
Resposta:
No dia 27 de janeiro de 1930, às 14 horas, foi assinada a ata de fundação do São Paulo Futebol Clube, no número 28 da Praça da República,[4] nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athlético Paulistano, ficando como data magna do clube o dia 25 de janeiro de 1930,[5] dia e mês de preferência de seus fundadores por se tratar da data em que foi fundada a cidade de São Paulo.
Resposta:
Explicação:
A História do futebol paulista começa realmente com o início do Campeonato Paulista de Futebol, em 1902.
O Campeonato Paulista representa o legado de Charles Miller para o esporte britânico e que se tornou esporte nacional do Brasil. Ele é disputado entre as equipes de futebol do Estado Paulista e organizado pela FPF.
Em 1902 havia apenas dez equipes disputando o título, e nenhuma delas sendo de fora da capital. Outras equipes foram filiadas com o passar dos anos, pois as cidades do interior como Jundiaí, Campinas, Piracicaba, Limeira, Rio Claro, São Carlos dentre outras, que também possuíam clubes desde o começo do século XX, que se interessavam em participar de campeonatos, e então outras divisões foram sendo criadas para comportá-los, entre elas o Campeonato Paulista do Interior de Futebol que começou com a APEA e continuado pelo Campeonato Paulista Amador de Futebol pela FPF.
Atualmente, o Campeonato Paulista conta com quatro divisões profissionais, sendo elas A1, A2 e A3, com 16 times, e Segunda Divisão com o máximo de 48 times e conta com equipes de todas as regiões do Estado de São Paulo.
Logo após o Campeonato Paulista, é realizado também um torneio disputado entre o 5.º ao 8.º colocados, para definir o Campeão Paulista do Interior. Neste torneio, alguns clubes não poderão participar. São eles os clubes da capital Paulista (Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, São Paulo e Juventus e Santos). Caso um desses times estiver nessa faixa de classificação, a vaga será aberta ao 9.º colocado. Caso haja dois a vaga será aberta para o 9.º e o 10.º colocados, e assim, sucessivamente.
Há também a Copa Paulista de Futebol, que é disputada pelos clubes pertencente as divisões A1, A2 e A3, que ficam fora do Campeonato Brasileiro de Futebol; disputado após o término do Campeonato Paulista. Tem direito a participar da Copa, até 32 clubes; sendo que as vagas são asseguradas da seguinte forma: os 12 primeiros classificados da Série A1, os 11 primeiros classificados da Série A2, os 9 primeiros classificados da Série A3. Em caso de desistência, preenche a vaga o clube na classificação subsequente.