• Matéria: Português
  • Autor: jpd2711
  • Perguntado 6 anos atrás

2 O divertido curta de animação Até a China, de Marcelo Marão, desenhado a lápis, em P&B, conta como o diretor viajou até esse país para participar de um festival de cinema. Leia a sinopse que o próprio diretor registrou em seu site: Fui pra China só com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrário e os restau‑ rantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionária do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. a) A expressão “Até a China” é o título da animação e por isso funciona como nome próprio. Mas é possível usá-la como adjunto adverbial. Crie uma frase que exemplifique esse uso. b) Na sinopse, a palavra China, que aparece duas vezes, faz ou não parte de um adjunto adverbial? Justifique.

Respostas

respondido por: oliveiraconcursos
17

a- Vemos que no título a expressão "até a China" é um nome próprio, mas ela também poderia funcionar como adjunto adverbial de lugar.

 

Isso poderia ocorrer, pois o nome próprio China, poderia complementar e inserir alguma circunstância a algum verbo em outras orações. Como por exemplo:

 

"Otávio e Júlia viajaram até a China"

Nessa frase o termo "até a China indica uma circunstância do verbo, que é o local pra onde a viagem foi. Então é um adjunto adverbial de lugar.

     

b- Sim na sinopse vemos o termo "China"  ter a função de adjunto adverbial de lugar,  pois o mesmo dá circunstâncias aos verbos.

 

Perguntas similares