as hemácias oxida ? se sim, porque isso ocorre ? qual o resultado da oxidação nas hemácias estocadas ? como reverter esse processo, é possível ? usamos antiOxidante na bolsa de sangue ?
Respostas
A hemácia tem a característica peculiar de não possuir núcleo e não ter organelas citoplasmáticas. Durante o amadurecimento da hemácia, ela perde todos seus componentes por autofagia e posteriormente exocitose, adquirindo a forma bicôncava. Neste formato ela aumenta sua superfície de contato e aprimora seu transporte de gases, especialmente o CO2,O2 e CO, devido a presença de íons de ferro, encontrados na hemoglobina, proteína especializada no transporte de gases na hemácia. As hemácias perdem as mitocôndrias durante o processo de amadurecimento.
Elas conseguem obter energia através da glicólise, etapa anterior da respiração celular.
A reação do ferro com o oxigênio promove uma reação de oxidação, dando essa cor à hemácia. Mas nem sempre isso acontece, no caso de moluscos, a reação de oxidação dá origem a cor azulada, pois, ao invés de possuírem os íons de ferro, esses animais possuem íons de cobre.
Quando há a desnaturação da hemoglobina por oxidação e a meta-hemoglobina redutase não consegue neutralizar as substâncias oxidativas ocorre formação do corpúsculo de Heinz, levando a hemólise.
Uma das consequências dessa oxidação é não ter mais a forma disponível do ferro (ferrosa), daí não há disponibilidade para síntese da hemoglobina e das hemácias.