• Matéria: Português
  • Autor: biasouzamelo4918
  • Perguntado 6 anos atrás

1)Por que"O Quinzer" no romance de estreia de Rachel de Queiroz publicado em 1930, está enquadrado como pertencente à segunda geração do Modernismo?

Releia o trecho abaixo pertence ao romance Menino de Engenho de José Luiz de rego :
"Meu avós me levaram sempre em suas visitas de corregedor às terras de seu engenhos .la ver de perto os seus moradores, dar uma visita de Senhor nos seus campos .O velho José Paulino gostava de percorrer a sua propriedade ,de andá-la canto por canto, entra pelas suas matas ,olha as suas nascentes, saber das previsões de seu povo,dar os seus gritos de chefe ,ouve queixas e implantar a ordem. andávamos muito nessas e suas visitas de Patriarca"

2)nesta passagem, o autor põe em cena um típico Coronel nordestino de que formas o poder de mando é exercido pelo personagem José Paulino​

Respostas

respondido por: nilidis
15

segunda geração modernista

A  segunda geração modernista , de 30 a 45, do século passado, marcou de uma vez - e consolidou - o movimento modernista. Teve como ponto de início o livro "Alguma Poesia" de Carlos Drummond de Andrade.

É nesta fase que a literatura brasileira se consolida.

os romances regionalistas foram o grande foco da prosa.

Vamos ao exercício:

1)Por que"O Quinze" no romance de estreia de Rachel de Queiroz publicado em 1930, está enquadrado como pertencente à segunda geração do Modernismo?  

Porque ela se impõe como escritora modernista deste sua estréia. O Quinze  é um romance regionalista e tem como tema central a seca de 1915.

2)nesta passagem, o autor põe em cena um típico Coronel nordestino de que formas o poder de mando é exercido pelo personagem José Paulino​

Visitando suas terras, falando com o povo, dando gritos de chefe, ouvindo queixas e implantando a ordem.

Saiba mais sobre a segunda geração modernista:

https://brainly.com.br/tarefa/6949686

Sucesso nos estudos!!!

Anexos:
Perguntas similares