Para os adeptos dos princípios da geração espontânea ou Abiogênese a matéria bruta possui um "princípio ativo" que possibilitaria q a vida pudesse ser criada espontaneamente. O que era esse "princípio ativo"?
Respostas
Escala do eixo em milhões de anos.
Abiogênese (pt-BR) ou Abiogénese (pt) (do grego a-bio-genesis, "origem não biológica") designa de modo geral o estudo sobre a origem da vida a partir de matéria não viva. No entanto há que se fazer distinções entre diferentes ideias ou hipóteses as quais o termo pode ser atribuído. Atualmente o termo é usado em referência à origem química da vida a partir de reações em compostos orgânicos originados abioticamente. Esta designação entretanto, é ambígua, pois muitos pesquisadores se referem ao mesmo processo utilizando o termo 'biogênese'.
Resposta:
A teoria da Abiogênese defendia que a vida poderia surgir da matéria bruta por um chamado "princípio ativo". Esse princípio ativo seria como uma força que fazia com que a matéria gerasse seres vivos.
Explicação:
As pessoas acreditavam que o princípio ativo era o fundamental para gerar a vida. Quando Spallanzani realizou seu experimento com os caldos nutritivos e ferveu-os as pessoas alegaram que ao ferver o caldo nutritivo e selar hermeticamente ele teria "matado" o princípio ativo, para tentar refutar esse pensamento ele quebrou a ponta desses frascos e algum tempo depois esse caldo estava contaminado assim como o dos frascos que ele havia selado com cortiça. Dessa forma pode-se entender que não é um princípio ativo que gerou a vida no caldo nutritivo, e sim os micro organismos existentes no ar. As pessoas da época mesmo com o experimento de Spallanzani continuaram a acreditar nesse princípio ativo, na força "mágica", talvez, que fazia com que gerasse vida na matéria.