• Matéria: Filosofia
  • Autor: armyzinha91
  • Perguntado 6 anos atrás

como os deuses e espíritos eram homenageados?​

Respostas

respondido por: vivianlodi4
3

Resposta:

Quando falamos de algo doméstico, podemos ter a noção – errada – de se tratarem de criaturas domesticadas, dóceis e afáveis. Porém, essa é apenas uma das muitas interpretações da palavra doméstico, no caso podendo também significar, algo que vive ou habita uma residência ou lar. Podemos encontrar em diversas mitologia o exemplo de divindades consideradas domésticas, ou seja, pertencentes a uma família e só cultuadas por essa, assim como espíritos e entidades sobrenaturais diversas.

Na mitologia romana, encontramos os Lares e os Penates, que são tipos de divindades que protegem a família romana. São duas estruturas diferentes de divindades, mas que são geralmente adorados ou cultuados em um altar compartilhado e são uma das heranças da cultura etrusca em meio ao povo romano.

As divindades Lares, são tidas como espíritos desencarnados, que guardam as casas, as encruzilhadas e a cidade. Lembram, desta forma, pelos locais que guardam, os exus que militam na Umbanda. Dentre as histórias que conseguiram sobreviver ao tempo, é dito que cada família romana possuía seu próprio guardião, conhecido como Lar Familiaris, que protegia a casa e também garantia que a linhagem sanguínea de uma família não se extinguisse. Os romanos cultuavam essas divindades diariamente, sempre pela manhã, orando para elas e fazendo oferendas em seus altares, que continham imagens representando o Lar Familiaris, daquela família. Basicamente esse altar, lembra muito um assentamento ou uma Nganga, onde é tido que o espírito do Lar Familiares é mantido ou está “preso” àquele altar familiar.

Ainda entre os Lares, existia uma categoria chamada de Lares Compitales, que eram responsáveis por guardar as encruzilhadas e a vizinhança. Esses espíritos eram homenageados quatro vezes no ano em um festival conhecido como Compitália ou Jogos Compitalícios. Ainda podemos encontrar uma categoria denominada de Lares Praestites, que eram responsáveis pela guarda de toda a cidade de Roma.

Já os Penates, eram originalmente homenageados e tidos como deuses da despensa, algumas vezes extendendo seus domínios para a manutenção e proteção de toda a residência e não só a despensa. São associados diretamente com Vesta, que era a deusa do fogo domesticado e também tida como sagrada em todas as lareiras e fogaréus de uma casa. A principal função dessas divindades, os Penates, era de garantir o bem-estar e a prosperidade da família. Em todas as refeições da família, uma oferenda era feita aos Penates, lançando uma porção de comida na fogueira ou lareira central da casa. Uma tradição que sobreviveu ao tempo, mudando de formato, ao oferendar o primeiro café do dia a Santo Antônio ou São Benedito para que não falte alimento ou até mesmo dedicar o primeiro gole de cachaça ao santo, derramando um pouco no chão.

Também era comum, tanto aos Lares, quanto aos Penates, oferendarem coroas de flores, bolos, mel, vinho, incenso e até mesmo carne de porco em festividades e ocasiões especiais, como aniversários, casamentos e também depois de empreender uma longa viagem. Esta era uma forma de agradecimento pelo retorno seguro e pela proteção da casa e da família, muitos dos Lares eram vistos como ancestrais e podemos notar as estatuetas presentes até mesmo no filme Gladiador, com Russel Crowe.

Explicação:

respondido por: nazacastro120
1

Resposta:

depende da religião e dos deuses

Explicação:

tem como vc me falar


vivianlodi4: como assim?
nazacastro120: É que existe várias religiões politeísta e cada uma trata seus deuses de forma "diferente"
vivianlodi4: Atahhh
vivianlodi4: KAKKAKAKKA
nazacastro120: ksks
nazacastro120: mas o seu ta certo
nazacastro120: É que eu não queria fazer uma Bíblia ksks
Perguntas similares