(UNICAMP-SP) Considere quatro garrafas térmicas contendo: • Garrafa 1: 20 gramas de água líquida e 80 gramas de gelo picado. • Garrafa 2: 70 gramas de solução aquosa 0,5 mol.dm-3 em sacarose e 30 gramas de gelo picado. • Garrafa 3: 50 gramas de água líquida e 50 gramas de gelo picado. • Garrafa 4: 70 gramas de solução aquosa 0,5 mol.dm-3 de NaCl e 30 gramas de gelo picado. O conteúdo de cada garrafa está em equilíbrio térmico, isto é, em cada caso a temperatura do sólido é igual à do líquido. a) Considere que as temperaturas T1, T2, T3 e T4 correspondem, respectivamente, às garrafas 1, 2, 3 e 4. Ordene essas temperaturas de maneira crescente, usando os símbolos adequados dentre os seguintes: >, <, ≥, ≤, =. b) Justifique a escolha da menor temperatura.
Respostas
Resposta:
a)
T4<T2<T1=T3
b)
A escolha da menor temperatura, se deve a concentração de soluto e de solvente que é correspondentemente igual na garrafa 4 e na 2. Estas por sua vez se diferenciam apenas entre seus solutos (sacarose e NaCl), o que nos faz observar a dissociação de “70 gramas de solução aquosa 0,5 mol.dm-3 de NaCl e 30 gramas de gelo picado”(garrafa 4).
O número de partículas dissolvidas após essa dissociação na 4° garrafa é maior que o número de partículas na 2°, já que a sacarose por ser um soluto molecular não é capaz de se dissociar ou ionizar. Enquanto isso o NaCl sendo um soluto iônico pode-se dissociar e após este fenômeno, este acaba por possuir mais partículas dissolvidas.
Desta forma pode-se afirmar com certeza que as temperaturas ordenadas de maneira crescente, são respectivamente, T4<T2<T1=T3.
Explicaç ão:
4)a) T4<T2<T1=T3
b)O número de partículas dissolvidas após essa dissociação na 4° garrafa é maior que o número de partículas na 2°, já que a sacarose por ser um soluto molecular não é capaz de se dissociar ou ionizar. Enquanto isso o NaCl sendo um soluto iônico pode-se dissociar e após este fenômeno, este acaba por possuir mais partículas dissolvidas.