• Matéria: Filosofia
  • Autor: stefanidonascimento
  • Perguntado 6 anos atrás

1) Que característica dá nome ao grupo dos artrópodes?



2) Qual a importância do exoesqueleto dos artrópodes?



3) O que são apêndices? Quais as funções dos apêndices dos artrópodes?



4) Indique o nome dos grupos em que os artrópodes são divididos, exemplificando cada grupo com um representante.



5) Como se divide o corpo dos insetos? Quantas pernas eles possuem?



6) Como os insetos respiram?



7) Qual a diferença entre o desenvolvimento de uma borboleta e a traça?

Respostas

respondido por: analuizapizattoribei
40

Resposta:

1- Os animais pertencentes ao filo Arthropoda são invertebrados, triblásticos e celomados. Possuem simetria bilateral, exoesqueleto, corpo segmentado (metameria) e apêndices articulados, o que justifica o nome do filo (artro = articulação; podos = patas).

2-Ele é resistente, impermeável e é constituído de sais de quitina, que é um tipo de "açúcar". O exoesqueleto reveste e protege o corpo desses animais de muitos perigos externos e também evita que eles percam água. é uma importante adaptação ao ambiente terrestre.

3-Tais estruturas são constituídas por elementos articulados entre si, se encontram presentes nos artrópodes em pares. As principais funções dos apêndices dizem respeito à locomoção, à digestão dos alimentos, à limpeza corporal e também à percepção de estímulos.

4-Os artrópodes são subdivididos em classes de acordo com alguns critérios, como a divisão do corpo e o número de apêndices apresentados (por exemplo: número de patas, antenas etc.). Entre as classes de artrópodes, podemos citar: crustáceos, aracnídeos, quilópodes, diplópodes e insetos.

5-Diferentes tipos de insetos. Os insetos (AO 1945: insectos) são invertebrados com exoesqueleto quitinoso, corpo dividido em três tagmas (cabeça, tórax e abdómen), três pares de patas articuladas, olhos compostos e duas antenas. Seu nome vem do latim insectum.

6-Respiração dos insetos: Os insetos respiram por traquéias, pequenos canais que ligam as células do interior do corpo com o meio ambiente. Ao longo de todo o corpo de um inseto podem ser ver os estimas , pequenas manhas onde se abrem as traquéias.

7-A traça tem desenvolvimento direto ( não sofre metamorfose), com sua classificação como ametábolo; já a borboleta tem desenvolvimento indireto( sofre metamorfose), com classificação

respondido por: Guimasf
0

Pergunta 1) Os artrópodes possuem apêndices articulados e esse fator dá nome ao grupo. Artro significa articulado e podos significa patas. Esse filo abrange animais invertebrados, triblásticos e celomados. O corpo é dotado por vários segmentos e esses apêndices articulados (antenas e patas).

Artrópodes

  • São: Triblásticos - apresentam endoderme, mesoderme e ectoderme, ou seja, três folhetos embrionários.
  • Celomados - possuem celoma, uma cavidade corporal derivada da mesoderme.
  • Simetria bilateral.
  • Exoesqueleto de quitina.
  • Podem ser divididos em quelicerados, miriápodes e pancrustáceos.
  • Ou em aracnídeos, insetos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.

Leia mais sobre Biologia: https://brainly.com.br/tarefa/515654

Pergunta 2) O exoesqueleto tem duas funções importantes, proteger o animal e é ponto de fixação para os músculos dos artrópodes. É formado por proteína e quitina e é espesso e rígido.

Exoesqueleto

O exoesqueleto foi fundamental para a adaptação desses animais e fornece proteção contra atrito, contra outros animais, variações do meio ambiente, patógenos e dá estruturação corporal.

Como é rígido, o exoesqueleto não permite o crescimento desses animais e eles precisam fazer a troca do exoesqueleto periodicamente. Esse processo pode ocorrer várias vezes no ciclo de vida dos artrópodes.

Leia mais sobre ecologia e adaptação: https://brainly.com.br/tarefa/2030446

Pergunta 3) Apêndices são as estruturas pares dos artrópodes presentes na cabeça e nos metâmeros do corpo. São formados por elementos articulados entre si. Desempenham diferentes funções como locomoção, reprodução, percepção sensorial, alimentação e defesa.

Apêndices dos Insetos

O corpo dos artrópodes é dotado de vários apêndices como as patas e antenas, por exemplo. O sistema digestivo começa pelos apêndices bucais desses animais. Olhos e ocelos (percepção de luz) são outros exemplos de apêndices.

Leia mais sobre Sistema Digestivo nos humanos: https://brainly.com.br/tarefa/5684742

Pergunta 4: Os artrópodes podem ser divididos em aracnídeos, insetos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. São exemplos de aracnídeos as aranhas, dos insetos as abelhas, dos crustáceos os caranguejos, dos quilópodes as centopeias e dos diplópodes são os embuás.

Grupos dos Artrópodes

  • Aracnídeos: possuem quatro pares de patas, um par de quelíceras (garras) e um par de pedipalpos (alimentação). O corpo é dividido em cefalotórax e abdome. São os ácaros, escorpiões, aranhas e carrapatos.
  • Insetos: o corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome. Possuem reprodução sexuada, fecundação interna e os indivíduos tem sexo diferentes.
  • Crustáceos: possuem cefalotórax e abdome e apêndices especializados. O número de patas é variável.
  • Quilópodes: corpo alongado (cabeça e tronco), um par de antenas e segmentos que contêm patas. São carnívoros e terrestres.
  • Diplópodes: corpo alongado, um par de antenas e se alimentam de vegetais.

Leia sobre moluscos: https://brainly.com.br/tarefa/8070746

Pergunta 5) O corpo dos insetos é dividido em cabeça, tórax e abdome.  Possuem três pares de patas.

Insetos

O desenvolvimento indireto, o exoesqueleto, os pares de asas e os ovos resistentes garantiram a adaptação desses animais a diferentes meios. Têm um importante papel no meio ambiente como na polinização, decomposição de materiais orgânicos e servem de alimento para outros animais.

Possuem: um par de olhos, peças bucais aparentes, um par de antenas, 6 patas e dois pares de antenas. Existem mais de 750 mil espécies de insetos registradas.

Leia mais sobre insetos: https://brainly.com.br/tarefa/2444739

Pergunta 6) Os insetos respiram através de um sistema de tubos internos (traqueias) e deles o oxigênio entra e sai. É chamada de respiração traqueal.

Respiração dos insetos

Os insetos possuem espiráculos na superfície do exoesqueleto, no tórax e abdome, que permitem o ar entra e saia das traqueias. Estas fornecem oxigênio aos tecidos.

Também possuem um sistema circulatório com um coração no abdome que envia sangue para um vaso, e este envia sangue para as outras partes do corpo do animal.

Leia sobre Sistema Circulatório nos humanos: https://brainly.com.br/tarefa/53321712

Pergunta 7) A borboleta realiza metamorfose completa e a traça tem desenvolvimento direto. Ambos são insetos, possuem cabeça, tórax e abdome.

Metamorfose completa

Conjunto de transformações que ocorrem com o animal. Besouros, moscas, joaninha e borboletas são animais que passam pela metamorfose. Ela ocorre no formato do corpo, nos órgãos e crescimento.

Desenvolvimento direto: ocorre quando do ovo saem insetos semelhantes ao animal adulto. Não há metamorfose nesses insetos. Ocorre com as traças.

Leia mais sobre desenvolvimento direto e indireto: https://brainly.com.br/tarefa/10503843

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares