1- Que evento iniciou o segundo reinado?
2-Que idade tinha Dom Pedro Il quando virou imperador do Brasil?
3-Quanto tempo durou o segundo reinado?
4-0 que foi o golpe da maioridade?
5-Quais foram as fases do segundo reinado?
6-0 que era o parlamentarismo às avessas?
7-0 que dizia a lei Eusébio de Queiroz?
8-Onde o cultivo do café prosperou inicialmente no Brasil?
9-O que ocasionou o aumento do fluxo de imigrantes no Brasil?
10-Quais foram as três rupturas que ocasionaram o fim da monarquia no Brasil?
Respostas
Resposta:
1: Golpe da Maioridade em 1840
2: Ele tinha 18 anos
3: Durou 49 anos
4: O golpe da maioridade, ocorrido em 1840, foi uma decisão outorgada pelo parlamento brasileiro declarando o príncipe herdeiro, D. Pedro II, Imperador do Brasil, a despeito da menoridade do príncipe, que impedia sua coroação até 1843, ano em que ele completaria 18 anos.
5: Consolidação (1840-1850): nesse período, D. ... Declínio (1870-1889): esse período iniciou-se a partir da Guerra do Paraguai, na qual a figura de D.
6: Parlamentarismo às Avessas é a expressão usada para designar o modelo de parlamentarismo aplicado durante o reinado de Dom Pedro II no Brasil. ... Como a orientação hierárquica dos dois parlamentarismos eram opostas, vem daí o nome Parlamentarismo às Avessas.
7: Lei Eusébio de Queirós. Na legislação brasileira, a Lei Eusébio de Queirós ou lei nº 581, de 4 de setembro de 1850, promulgada no Segundo Reinado, proibiu a entrada de africanos escravos no Brasil, criminalizando quem a infringisse, conforme o seu artigo 3º (ver Gabinete Monte Alegre).
8: Introdução do cultivo e primórdios da cultura (1727–1850)
O cafeeiro não é nativo das Américas e sim das estepes da Etiópia, por isso ele deve ter sido artificialmente introduzido no Brasil. O primeiro pé de café teria sido plantado no estado do Pará, em 1729.
9: Durante os séculos XVII e XVIII, a intensa busca por metais preciosos desencadeou grandes fluxos migratórios com destino a Goiás, Mato Grosso e, principalmente, Minas Gerais. Em seguida, a expansão do café nas cidades do interior paulista atraiu milhares de migrantes, em especial mineiros e nordestinos.
10: Foram causas que levaram ao fim da Monarquia no Brasil a abolição da escravatura, a Guerra do Paraguai e as mudanças no contexto histórico internacional.