COMO A ESCOLA DEVERIA TRABALHAR EM SALA DE AULA AS QUESTOE REFERENTE À DIVERSIDADE EXISTENTE NA SOCIEDADE? COMO O PROFESSOR PODE TRABALHAR PARA A FORMAÇAO DO SUJEITO CULTURAL EM NOSSA SOCIEDADE ? O QUE A SOCIEDADE EO ESTADO PODEM FAZER DEFINITIVAMENTE PARA VALORIZAR ESSA RELAÇAO?
Respostas
Para trabalhar com as diferenças sociais, peça aos alunos, que façam um trabalho (cartaz, folder ... uma forma de exposição visual) relatando as diferenças, como é a casa de pessoa de classe A e das pessoas de classe C, por exemplo, ou que ultilize algo mais, dinâmico, usando os proprios alunos para representar as classes, assim como um teatro. Para interagir com a cultura, mostre aos alunos uma identidade cultural brasileira, e suas variedades em cada região do nosso imenso pais, dividindo a turma em equipes, e cada uma trabalho com uma região distinta (Norte, Nordeste, Centro - Oeste, Sudeste e Sul), descrevendo pontos com: culinária, folclore, musica, entre ouros aspectos. A sociedade deve deixar todos cientes de que cada um tem sua cultura e que infelizmente existe uma enorme diferença social entre as pessoas, e que devemos trabalhar em conjunto para que todos, um dia possamos ser "iguais".
A questão da diversidade não pode ser ignorada nas Escolas. O ser humano é por si só unico nas suas diferenças, particularidades, ideias e ações. Desde os primeiros anos de escolarização o professor pode trabalhar as diferenças. Na Educação infantil é possível analisar as diferenças entre os alunos da mesma classe, para que se trate o assunto no concreto: o "eu" e o "outro". Se o trabalho iniciar cedo, logo teremos alunos maduros, perceptores das diferenças e valorizando as diferenças, sejam elas físicas, culturais, políticas... O respeito é a palavra chave a ser trabalhada: respeitar e aceitar as diferenças.