Em drosófila, o mesmo alelo que condiciona a cor banca dos olhos determina ausência de pigmentação nos túbulos de Malpighi e nos tecidos que envolvem as gônadas dos machos. Trata- se, portanto, de um casso de: a) alelos múltiplos. b) codominância. c) interação gênica. d) pleiotropia. 04 — O albinismo é uma desordem genética que afeta a produção de melanina. Essa produção é determinada pela presença de um alelo A, e observa-se ainda que o indivíduo homozigoto recessivo é albino. Diante disso, podemos afirmar que se trata de um caso de: a) Alelos letais. b) Dominância completa. c) Dominância incompleta. d) Epistasia. e) Codominância. 05 — A maravilha (Mirabilis jalapa) é uma planta que apresenta flores vermelhas, brancas e rosas. O fenótipo rosa é determinado quando a planta é heterozigota e caracteriza-se por ser uma coloração intermediária. A maravilha é, portanto, um exemplo clássico de: a) Alelos letais. b) Dominância completa. c) Dominância incompleta. d) Epistasia. e) Codominância. 06 — (Unicentro) Dominância incompleta, ou semidominância, ocorre quando alelos em heterozigose promovem efeitos diferentes no fenótipo em relação ao estado de homozigose. Em plantas maravilhas, os genótipos abaixo influenciam nos seguintes fenótipos: — BB = flores vermelhas. — bb = flores brancas. — Bb = flores rosas. Em cruzamento entre uma maravilha vermelha e uma branca, nasceu, em F1, 90 maravilhas rosas. Qual a porcentagem de indivíduos da cor vermelha ocorrerá se autofecundarmos duas maravilhas da F2? a) 50%. b) 25%. c) 100%. d) 0%. d) 75%.
Respostas
Resposta: 3-D
4-B
5-B
6-B
Explicação passo-a-passo: 3- É possível observar na questão que um único alelo determina diferentes características na Drosófila( inseto). Este é um caso de pleiotropia. Diferentemente da interação gênica, em que dois ou mais alelos determinam uma "única característica", na pleiotropia um único alelo condiciona duas ou mais características em um indivíduo.
4- No caso do albinismo que só é manifestando quando em homozigose recessiva, a presença de um alelo dominante anula o recessivo. As características de todos os organismos são definidos pelos genes presentes e que se expressam em seus corpos. Essas características se classificam em dominantes e recessivas, onde as características dominantes são definidas pela presença de um gene dominante, que irá suprimir o outro gene, que é recessivo. Uma característica recessiva é uma característica que se expressa a partir de genes recessivos que precisam estar em pares.
5- Trata-se de um caso de dominância completa, pois um alelo impede a manifestação do outro quando estão em heterozigose.
6- As flores rosas são heterozigotas (Bb). O cruzamento entre duas plantas Bb produzirá como descendentes: BB, Bb, Bb, bb. Isso significa que haverá 50% de chance de nascer descendentes rosas, 25% de chance de nascerem descendentes vermelhos e 25% de chance de nascerem descendentes brancos.
Espero ter ajudado.
3º) A questão trata de:
D) pleiotropia
A pleiotropia ocorre quando apenas um par de alelos são responsáveis por determinar diversas características, como é o caso do gene que determina a cor branca dos olhos.
Esse mesmo gene também afeta a determinação de pigmentação nos túbulos Malpighi e coloração das gônadas dos machos.
Existem outros genes assim em outros animais, como é o caso do gene da fenilcetonuria, doença que causa problema na produção de uma única enzima e retarda o desenvolvimento de diversas partes do corpo, principalmente do sistema nervoso central, esse é o exemplo de doença pleiotropica mais comum.
4º) Em relação ao albinismo, podemos afirmar que se trata de um caso de:
B) Dominância completa.
O albinismo ocorre pela presença do alelo "A", que é um alelo que, quando dominante, mesmo que heterozigose, ele não leva ao albinismo, isso porque essa é uma doença causada por alelos comuns.
Os alelos comuns são aqueles que seguem a regra padrão de dominância completa, basta um alelo dominante para que a característica dominante seja expressada.
Quando os alelos recessivos são expressados, como é o caso do albinismo, é apenas por haver dois fatores, ou seja, o individuo não tem alelos dominantes para a característica.
5º) A maravilha é, portanto, um exemplo clássico de:
B) Dominância completa
A maravilha também é um exemplo de dominância completa, que ocorre quando apenas um alelo dominante basta para que a característica dominante seja expressada.
Também existe o fenômeno chamado de dominância incompleta, aqui tanto o alelo dominante quanto o recessivo serão expressos de alguma forma.
Os alelos letais são alelos que levam a doenças incompatíveis com a vida, como a agenesia cerebral ou agenesia cardíaca, não há como sustentar a vida dessa forma.
6º) A porcentagem de indivíduos da cor vermelha ocorrerá se autofecundarmos duas maravilhas da F2 será de:
B) 25%
Na autofecundação das plantas da F2 irá gerar 25% de indivíduos homozigotos recessivos, 25% de indivíduos homozigotos dominantes e 50% de indivíduos heterozigotos.
como a cor vermelha é resultado de dois alelos dominantes "BB", apenas os indivíduos homozigotos dominantes terão essa cor.
Outro 25% terão flores brancas e 50% terá flores rosas.
Isso ocorre pois a F2 é heterozigota, e o cruzamento de heterozigotos sempre gera essa mesma proporção e indivíduos em qualquer espécie.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/10514549
https://brainly.com.br/tarefa/7815320
https://brainly.com.br/tarefa/18143268
https://brainly.com.br/tarefa/8109235