Proposta de Redação (fazer em uma folha de caderno ou papel ofício) Após estudar os conteúdos acima, escreva um texto argumentativo e dissertativo que tenha como te- ma: “Consumo Consciente x Consumismo – como promover a responsabilidade social frente ao meio ambiente nessa e nas futuras gerações?”. Lembre-se que no caso do ENEM a redação é composta por uma frase-tema, geralmente de um problema atual da sociedade brasileira e cobra dos participan- tes uma proposta de intervenção. O texto deve ser escrito em até 30 linhas e na forma de dissertação argumentativa. Busque escrever um texto objetivo e que relacione os argumentos e dados obtidos com a leitura dos textos contidos nesse plano de estudos para fundamentar a sua estratégia argumentativa.
Respostas
Resposta:
CONSUMO CONSCIENTE X CONSUMISMO
Consumo responsável significa adquirir produtos eticamente corretos, ou seja, cuja elaboração não envolva a exploração de seres humanos, animais e não provoque danos ao meio ambiente. Isto pode ser feito através de várias maneiras. Já o consumismo é um estilo de vida orientado por uma crescente propensão ao consumo de bens ou serviços, em geral supérfluos, em razão do seu significado simbólico, frequentemente atribuído pelos meios de comunicação social.
Segundo o ministério do meio ambiente, a humanidade já consome 30% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos. Não é preciso dizer que esta situação certamente ameaçará a vida no planeta, inclusive da própria humanidade. O problema é que há uma relação estreita e forte entre o consumismo, a sociedade e o meio ambiente. Isso porque para atender a demanda da produção e do consumo é necessário retirar matérias-primas da natureza, fabricar e transportar materiais, fazer grande uso de energia elétrica e de água. Tudo isso gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas.
A melhor maneira de mudar isso é a partir das escolhas de consumo. Todo consumo causa impacto (positivo ou negativo) na economia, nas relações sociais, na natureza e em você mesmo. Ao ter consciência desses impactos na hora de escolher o que comprar, de quem comprar e definir a maneira de usar e como descartar o que não serve mais, o consumidor pode maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos, desta forma contribuindo com seu poder de escolha para construir um mundo melhor. Isso é Consumo Consciente. Em poucas palavras, é um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade. O consumo consciente é uma questão de hábito: pequenas mudanças em nosso dia-a-dia têm grande impacto no futuro. Assim, o consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta. Não existe uma cura comum para todas as pessoas consumistas. Porém, é possível acabar com este distúrbio por meio de um tratamento em cima do problema que levou a pessoa a se tornar consumista. Na maioria das vezes, estas se tornam consumistas, pois são mimadas pela família ou por terem algum problema relacionado a depressão.
Já para acabar com o consumismo, isto é algo quase impossível. É comprovado que este só existe dentro do capitalismo. Portanto, seria necessário acabar com as ideias capitalistas. De um modo geral, a ideia consumista provavelmente nunca irá desaparecer. Porém, é possível se evitar com que estas pessoas absorvam essas ideias. O melhor meio de se fazer isso é mostrando as pessoas o quão difícil é conseguir dinheiro. Deste modo, estas irão pensar duas vezes antes de gastar com produtos inúteis.
Uma proposta de redação sobre Consumo consciente x Consumismo pode se basear neste modelo de texto argumentativo:
Consumo consciente x Consumismo
O consumismo desenfreado, fruto do sistema capitalista está presente em nossa sociedade por meio de uma compulsão em comprar, comprar e comprar, independente da necessidade do bem, e sem se preocupar se esse bem logo será substituído por outro e seus restos descartados na natureza, poluindo o meio ambiente e contribuindo para o acúmulo de lixo no planeta.
Essa a diferença entre consumo consciente, pautado pela necessidade e consumismo, pautado apenas pelo desejo de possuir. Ao invés de consumidores conscientes nos tornamos marionetes do sistema que se preocupa mais com as aparências do que com a conservação do planeta.
Assim, viver sem determinado tênis, celular, blusa ou calça jeans parece algo inconcebível, tornando-se justificável o endividamento para a obtenção de um bem supérfluo. Como consequência, o número de pessoas materialistas cresce cada dia mais, fazendo com que países como o Brasil, o quinto mais consumista do mundo seja repleto de pessoas cujas maiores preocupações não são com a obtenção de conhecimento ou desenvolvimento pessoal, e sim, com a aquisição de bens.
Percebemos que a alienação que a mídia exerce na população é algo a ser repensado e discutido, pois, os impactos dessa influência na sociedade são devastadoras, tanto do ponto de vista social, que produz pessoas frustradas por desejarem alcançar padrões inalcançáveis, quanto do ponto de visa ambiental, que contribuição para a exploração dos recursos naturais.
Leia mais:
Solução para o consumismo
brainly.com.br/tarefa/1120851