9) O QUE OS DONATARIOS NÃO PODIAM EXPLORAR?
10) O QUE OS DONATÁRIOS DEVERIAM ENVIAR AO REI DE PORTUGAL
11) QUAIS AS CAPITANIAS QUE CONSEGUIRAM PROSPERAR?
12) AO QUE SE DEU O PROGRESSO DESSAS CAPITANIAS?
13) QUAL ERA O OBJETIVO DO REI COM S CAPITANIAS HEREDITARIAS?
14) O QUE FOI O TRATADO DE TORDESILHAS?
15) POR QUE S PLANTAÇÕES DE CANA DE AÇUCAR PROSPERARAM NO
Respostas
Os donatários deveriam enviar à Coroa 10% dos lucros obtidos através da exploração colonial, além de recolher o quinto (20% de impostos sobre os metais preciosos extraídos na colônia).
As capitanias de pernambuco e são vicente foram as que mais deram certo. Porém, pernambuco se destacou mais.
O progresso das capitanias era definido a partir da produção do açúcar. Caso a capitania produzisse muito, com boa qualidade, com clima próprio, solo fértil e muita mão de obra, já significava muito.
O objetivo dos reis portugueses era dividir a administração da colonia, visto que a colonia era enorme e era muito dificil de um só rei administrar o territorio inteiro de portugal mais a colonia brasileira, que era maior que o proprio portugal. Assim, ficou mais facil enviar capitães donatários nobres (confiaveis, portugueses) para tomar conta dos territorios.
O tratato de tordesilhas foi uma linha imaginária que dividiu as terras descobertas pela espanha e portugal na américa. Portugal ficou com pouco menos que a metade leste do brasil, e espanha o oeste. Impôs limites territoriais, porém, foi uma linha imaginária, não houve uma demarcação no solo na fronteira entre os territorios.
A cana deu certo nos primeiros anos de plantação pois o brasil tinha um clima e solo favoráveis. Além disso, muitos escravos eram comprados e vindos da africa para trabalhar na produção da cana, e, isso foi muito importante para o sucesso, pois a mão de obra escrava era muito melhor do que a indigena.