1)O que foi o Renascimento e qual sua importância? 2)Qual a importância da ciência para o renascimento? 3)Qual a definição do individualismo? 4)O que é o individualismo no renascimento? 5)O que herdamos do renascimento? 6)Como era o mundo antes do renascimento? 7)Quando e onde ocorreu o renascimento cultural? 8)Como era a pessoa ideal para o pensamento renascentista? 9)Como o ser humano era visto durante o Renascimento? 10)Quais são os principais valores que os artistas da época procuravam expressar? 11) O que a arte renascentista valoriza? 12)Observem as páginas 82 até 85 do livro didático e escolham um artista para fazer uma pesquisa mais detalhada e também fazer uma releitura de uma obra que vocês acham interessante.
Respostas
Resposta:
1) O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística cultural e científica que se deflagrou na passagem da idade média para a moderna. a importância do renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, faltando suas características na cultura greco-romana da antiguidade clássica.
2)O Renascimento científico foi um período de desenvolvimento da ciência (astronomia, matemática, física, química, anatomia, etc) sendo assim a partir dos estudos e descobertas de alguns cientistas esse período possibilitou o avanço de diversos campos de conhecimento que, mais tarde, inauguraria Ciência Moderna.
3) Individualismo é um conceito político moral e social que exprime a formação e a liberdade do indivíduo frente ao grupo a sociedade ou ao estado.
4) Individualismo. Representou uma das importantes características do renascimento associados ao movimento humanista o homem é colocado em posição central e passa a ser rígido não somente pela igreja mas também por suas emoções.
5) O Renascimento é resultado de profundas mudanças na Europa do século 14 como fortalecimento da burguesia crescimento das cidades como não poderia deixar de ser tais mudanças trouxeram novas formas de viver e de pensar um mundo o que resultou no amplo movimento artístico e científico chamado de Renascimento.
6) No Renascimento eles acreditavam no heliocentrismo, os planetas orbitam em torno do sol, e surgiu o humanismo, em que o homem era o mais importante; porém Deus não ficava de fora com a ideia renascentista de "dignidade do homem" ou seja o homem superior à Natureza, o Humanismo coloca o homem no centro...
7) RENASCIMENTO CULTURAL foi um movimento histórico ocorrido inicialmente na Itália difundido pela Europa entre os séculos XV e XVI.
8) O pensamento renascentista considerava que a pessoa ideal era aquela dotada de vários talentos e habilidades: inteligência, cultura, criatividade, habilidades atléticas, etc...
9) No Renascimento, o homem passou a ser visto como um ser racional capaz de adquirir conhecimento sendo colocado no centro da universalidade.
10) Buscavam representar o homem tal como ele é na realidade. Os principais valores do Humanismo que os artistas renascentistas da época procuravam expressar tratam-se do homem como centro do universo, o que chamamos de antropocentrismo por isso há tantos retratos.
11) A arte renascentista sempre valoriza a figura humana cultivando um conceito típico de tais.
12) (Pessoal)
Explicação:
Espero ter ajudado :)
Resposta:
1-O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.
2-O Renascimento foi um período que deixou um pouco de lado a questão da fé, dando espaço para a razão. Logo, o avanço cientifico adquiriu certa liberdade e começou a crescer principalmente, o ramo da medicina e física.
3-Individualismo é o oposto de coletivismo.
Como exemplo de regimes individualistas temos os regimes de Direita.
Conservadorismo, libertarianismo, anarcocapitalismo, etc.
Individualistas acreditam em liberdades individuais, não gostam de excesso de burocracia, não gostam de altos impostos e não gostam que o Estado controle a vida deles.
4-Das características do Renascimento, o individualismo é a que coloca o homem em “posição central”, pois a teoria está relacionada com o conhecimento íntimo do ser humano, que sabe reconhecer a sua própria personalidade, talentos e busca satisfazer as próprias ambições, com base no princípio de que o direito individual está acima do direito coletivo.
5-O renascimento comercial e urbano foi resultado de mudanças significativas que aconteceram na Europa durante a Baixa Idade Média. Elas resultaram no crescimento das cidades, fazendo com que algumas delas chegassem a um número significativo de habitantes.
6-O mundo vivia na idade média, tinha forte influencia da religião católica, vários estudos eram proibidos por que eram considerados heresia. O que imperava era o teocentrismo
7-O Renascimento Cultural foi um importante movimento que começou na Itália, mais precisamente durante o século 14, tendo se estendido por toda a Europa até o século 16.
8-o Humanismo ganhou destaque entre os pensadores renascentistas, principalmente por se caracterizar como um movimento intelectual que voltou seus interesses para as obras filosóficas, literárias e científicas da Antiguidade Clássica
9-O ideal do homem medieval era o que ele deveria ser: puro, santificado, capaz de superar o pecado para garantir a salvação da alma.
10-Antropocentrismo (tudo no universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o homem); Racionalismo (teoria filosófica que dá a prioridade à razão, como faculdade de conhecimento relativamente aos sentido); e Individualismo (cada um tem a possibilidade de tomar decisões).
11-A arte renascentista sempre valoriza a figura humana cultivando um conceito típico de tais civilizaçaodiante disto o artista renascentista sempre expressava no ser humano a expressão do mundo criado por Deus.
12-pessoal