Respostas
Resposta:
Pensamentos excessivos (obsessões) que levam a comportamentos repetitivos (compulsões).
O transtorno obsessivo-compulsivo é caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões) que levam a comportamentos compulsivos.Geralmente diagnosticável pela própria pessoa
O TOC costuma se concentrar em temas como o medo de germes ou a necessidade de organizar os objetos de uma maneira específica. Os sintomas geralmente começam de modo gradual e variam ao longo da vida.
Resposta:
O transtorno obsessivo-compulsivo, também conhecido como TOC, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade tem como principal característica crises recorrentes de pensamentos obsessivos, intrusivos e em alguns casos comportamentos compulsivos e repetitivos. É caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões) que levam a comportamentos compulsivos. O TOC costuma se concentrar em temas como o medo de germes ou a necessidade de organizar os objetos de uma maneira específica. Os sintomas geralmente começam de modo gradual e variam ao longo da vida.
Dentre as principais causas do TOC estão listados três fatores: biologia, genética e meio ambiente. Acredita-se que algumas alterações que acontecem no nosso corpo e cérebro e a predisposição genética com possíveis distúrbios nos genes, favorecem o aparecimento do transtorno. Em geral o tratamento do TOC precisa ser feito por toda vida, seja somente com medicação, ou o mais recomendado: a administração de remédios mais a psicoterapia, pois os o tratamento é mais eficaz quando há uma combinação entre eles. Estas são as duas principais abordagens de tratamento para TOC.
Pra resumir bem a sua pergunta: É uma doença que acontece quando alguém fica obcecado demais com algo específico; o que causa distúrbios sociais e mentais, fazendo com que a pessoa não consiga facilmente se concentrar direito; a atrapalhando muitas vezes em sua vida cotidiana. É algo bem comum, mas há alguns casos de TOC realmente preocupantes, que afetam muito a vida das pessoas que o contém.