4) (UFMG) - A hipofosfatemia com raquitismo resistente à vitamina D é uma anomalia hereditária. Na prole de homens afetados com mulheres normais, todas as meninas são afetadas e todos os meninos, normais. É correto concluir que a anomalia em questão é: a) determinada por um gene dominante autossômico. b) determinada por um gene dominante ligado ao sexo. c) determinada por um gene recessivo autossômico. d) determinada por um gene recessivo ligado ao sexo. e) determinada por um gene do cromossomo Y.
Respostas
Resposta:
Alternativa b) determinada por um gene dominante ligado ao sexo.
Explicação:
Podemos concluir que é um tipo de herança ligada ao sexo, pois a doença se manifesta em proporções diferentes em homens e em mulheres. Nos cruzamentos de homens afetados com mulheres normais, percebe-se que, na prole, os homens são normais. Isso demonstra que o gene afetado deve estar no cromossomo X, uma vez que aos filhos homens o pai transmite apenas o cromossomo Y, motivo pelo qual não são afetados. Observe também que todas as meninas são afetadas, pois receberam do pai afetado o cromossomo X com o gene para a doença. Em virtude de as meninas possuírem apenas um cromossomo X com o gene para a doença e serem portadoras dela, podemos concluir que é um gene dominante.
b) determinada por um gene dominante ligado ao sexo.
Os homens diferenciam-se das mulheres por apresentarem um cromossomo X e outro Y, as mulheres apresentam apenas cromossomos X.
A Hipofosfatemia é o nível baixo de fósforo no plasma sanguíneo. Essa é uma doença de genes ligada ao sexo, onde o problema está no cromossomo X, sendo que precisa estar presente em ambos os cromossomos para ser expressada (dominante).
Assim, podemos concluir que é um tipo de herança ligada ao sexo, pois a doença se manifesta em proporções diferentes em homens e em mulheres.
Nos cruzamentos de homens afetados com mulheres normais, percebe-se que, na prole, os homens são normais. Isso demonstra que o gene afetado deve estar no cromossomo X. Todas as meninas são afetadas, pois receberam do pai afetado o cromossomo X com o gene para a doença.