Respostas
Resposta:
Sabemos que os organismos vivos podem se mover por conta própria ou pode executar outros tipos de movimento.
O tecido muscular tem uma capacidade de relaxar e de contraste e assim provocar o movimento e trabalho mecânico em várias partes do corpo.
Há outros movimentos no corpo também que são necessários para a sobrevivência do organismo, como o batimento cardíaco e os movimentos do tubo digestivo.
Os músculos podem ser divididos em três grupos principais de acordo com a sua estrutura, por exemplo:
Tecido muscular liso.
Tecido do músculo esquelético.
Cardíaca (coração) do tecido muscular.
Tipos de tecido muscular
Tecido muscular liso
O tecido muscular liso é composto por células musculares finas alongado, as fibras.
Estas fibras são apontadas nas suas extremidades e cada uma delas tem um único núcleo, grande, oval.
Cada célula é cheia com um citoplasma especializado, o sarcoplasma e está rodeado por uma membrana celular fina, o sarcolema.
Cada célula tem muitas miofibrilas, que são paralelos um ao outro na direção do eixo do comprimento da célula. Eles não estão dispostos em um listrado definitiva (estriada) padrão, tal como nos músculos esqueléticos – daí o nome do músculo liso. Fibras musculares lisas entrelaçam para formar folhas ou camadas de tecido muscular, em vez de feixes. O músculo liso é o tecido involuntária, isto é, que não é controlado pelo cérebro. O músculo liso constitui as camadas musculares nas paredes de órgãos ocos, como o trato digestivo (parte inferior do esôfago, estômago e intestinos), as paredes da bexiga, o útero, vários ductos das glândulas e as paredes dos vasos sanguíneos.
Funções do tecido muscular