Nas últimas semanas, o Hospital Memorial de Urgência e Emergência de Campo Verde/PA vem passando por uma situação delicada. Alguém, ainda não identificado, divulgou, nas redes sociais, imagens de alguns pacientes em situações de trauma e inconscientes, de dentro das dependências da instituição.
Isso fez com que a mídia se apropriasse dos fatos e divulgasse o ocorrido em rede nacional, o que tem gerado um desgaste e comprometimento da imagem do hospital frente à sociedade em geral.
A preocupação do hospital abrange não só a esfera comercial em relação à perda de clientes/pacientes potenciais, mas também legal, uma vez que veicular esse tipo de imagem pode ser considerado crime, por se tratar de uma situação que pode atingir tanto a honra do paciente quanto a de seus familiares, tratando-se de divulgação de imagem sem autorização, podendo caracterizar os crimes de injúria e difamação, previstos no Código Penal Brasileiro
Respostas
respondido por:
0
A divulgação das imagens das pessoas doentes pode ser caracterizado tanto no âmbito do código penal como também no código civil.
Isso porque o direito de imagem que cada um tem deverá ser resguardado em especial em situações de vulnerabilidade como a ora retratada.
Veja que poderá ser ingressado em juízo contra aparte que tanto filmou como também divulgou as imagens.
Assim, cabe tanto uma sanção pena como uma multa e responsabilização no âmbito cível.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás