Respostas
Resposta:
O artigo busca diferenciar a arte pública da arte urbana e investigar o uso da linguagem
do desenho por artistas urbanos contemporâneos, compreendendo como a intervenção
artística, baseada neste tipo de expressão, pode modificar o aspecto estético de uma
cidade, ressignificar locais que estão abandonados ou permitir novas interações no
espaço público para a população das cidades neste início de século XXI.
Palavras-chave: arte urbana, cultura visual, desenho.
Explicação:
As intervenções artísticas urbanas são uma forma de aproximar a arte contemporânea
das pessoas que transitam pelo ambiente das ruas, já que boa parte da população
das cidades não está acostumada a frequentar uma galeria ou espaços que expõe
desenhos ou outras técnicas de expressão artística da atualidade. Elas também criam
uma situação de comunicação visual inusitada para o observador, surpreendendo-o e
fazendo com que ele se questione com o que está presenciando ou acontecendo.
Considero importante distinguir inicialmente as intervenções que são consideradas arte
pública e as intervenções chamadas de arte urbana que serão analisadas neste artigo.
Após, destaco algumas manifestações relevantes, no século XX, de intervenções
urbanas no exterior e também no Brasil. E dentre as várias possibilidades de se fazer
arte urbana, escolhi para esta análise artistas que usam como recurso, ou até mesmo
trabalho final das suas intervenções, a linguagem do desenho. O objetivo é entender
como a linguagem do desenho pode auxiliá-los na ressignificação do espaço público
estudando os seus trabalhos.
O conceito de arte pública não possui unanimidade, buscando o termo na página web
da Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais, a arte pública, em sentido literal, “seriam
as obras que pertencem aos museus e acervos, ou os monumentos nas ruas e praças,
que são de acesso livre.” Na mesma página web o conceito de arte pública é também
definido como uma arte realizada fora dos espaços tradicionais, incluindo também
intervenções artísticas em espaços privados como aeroportos e hospitais. A página da
Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais conclui que a arte pública é acessível a todos
e que muda a paisagem ao redor de forma permanente ou temporária.
A curadora americana Anne Pasternak não tem simpatia pela expressão arte pública
porque “invoca ideias de exposições permanentes banais, mesmo horríveis, em
edifícios municipais, desde aeroportos a tribunais.” (PASTERNAK, 2010, p. 306).
A curadora questiona as oportunidades oficiais de se criar arte pública quando os
artistas são sobrecarregados com limitações ao seu processo criativo. Para ela, a arte
pública patrocinada pelos meios oficiais é cheia de regras de segurança, é anti-graffiti
e apropriada para toda a família, tornando como consequência este tipo de trabalho
encomendado insípido.
Outra opinião sobre a arte pública é da professora canadense de História da Arte
Anna Waclawek, ela considera que a arte pública e a arte urbana não são inteiramente
diferentes, “ambos modelos são concebidos e contextualizados com uma cidade –
uma região complexa que pode ser compreendida como um conjunto de relações entre
objetos, lugares, pessoas e tempo.” (WACLAWEK, 2011, p.65). Segundo Waclawek
(2011), a arte pública refere-se a uma vasta variedade de formas de arte e práticas,
como por exemplo, murais, estatuária cívica, arte efêmera (dança, performance,
teatro), intervenções subversivas, e para alguns, graffiti e street art.
Waclawek (2011) pensa que a arte pública pode ser experienciada em uma
multiplicidade de lugares – parques, bibliotecas, praças públicas, ruas da cidade, átrios
de edifícios e shopping centers. E afirma que os projetos de arte pública são com
frequência encomendados para enriquecer um ambiente com o intuito de melhorar
o contexto sociocultural. Mas também admiti que tanto a arte pública quanto a arte
urbana exploram bastante o espaço público mas a natureza da interação é diferente.
Desta forma é possível determinar algumas características que diferenciam a arte
pública da arte urbana. A arte pública pode ser financiada pelo estado, por uma instituição
ou até mesmo encomendada pelo setor privado, ela é apropriada a qualquer tipo de
público e por causa disso os artistas podem ter o seu trabalho criativo limitado, pode
ser encontrada em espaços públicos ao ar livre ou cobertos, e tem uma permanência