Respostas
Sobre a Música Tempo de Espera de Paulo Ricardo podemos responder as seguintes questões:
1) O título dado à canção é um reflexo do que ela fexpressa os diferentes tempos que podemos experimentar em nossas vidas: Tempos de guerra, tempos de paz, tempo de espera, tempo de escutar, tempo de entender. Um outro nome que escolheria serio simplesmente: Tempo.
2) O tema central da música é o tempo, os diferentes tempos que pode experimentar uma pessoa em sua vida, cada um característico próprio das experiências pessoais do ser humano.
3) A repetição da palavra Tempo é dada porque o autor precisa separar ideias, e a sua vez definir que está falando sobre isso (o tempo).
4) As antítese são qualidades opostas de outro ou representam o oposto de outro, algumas das que podemos observar na música são:
- Tempos de guerra e tempos de paz.
- Há um tempo de plantar . De colher.
- Tempo de pensar e de agir
- Tempo de avançar . De fugir
- Tempo de falar e de ouvir.
5) Sim, cada día na Terra, os eventos fazem história, pois são ações que têm uma consequência positiva ou negativa que vai ser lembrada no futuro.
6) Os advérbios que expressam intensidade são aqueles que procuram reforçar o sentido da frase ou de um outro advérbio, por exemplo na primeira estrofe temos: o adverbio demais.
7) O paradoxo é uma falta de nexo, de lógica ou contradição. Neste caso temos por exemplo: Tempo de escutar o silêncio, é uma frase ue tal vez não possui sentido lógico.
8) As marcas de oralidade são a transcrição do falar cotidiano, como as gírias por exemplo, neste caso temos: Será que ainda dá tempo . Ou será já não tem mais jeito.
9) A principal função dos advérbios é atuar como modificadores ou complementos de um verbo ou frase verbal, algun dos adverbios de tempo são: Hoje, já, afinal, logo, agora, amanhã, amiúde, antes, ontem, tarde, breve, cedo, depois, enfim, entrementes, ainda, jamais, nunca, sempre, doravante, etc. Na música temos por exemplo o adverbio de tempo: ainda