• Matéria: ENEM
  • Autor: luisaHolland
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia um trecho do conto “A máscara da morte rubra”, de Edgar Allan Poe, e responda às questões a e b. “[...] Mas o Príncipe Próspero era feliz, intrépido e sagaz. Quando os seus domínios minguaram à metade de almas vivas, convocou um milhar de amigos fortes e de corações alegres, escolhidos entre os cavalheiros e damas da sua corte. E, com eles, formou um refúgio recôndito em uma de suas abadias fortificadas. Tratava-se de uma vasta e magnífica construção, criação dele mesmo, o Príncipe, conforme seu gosto excêntrico e majestoso. Rodeava a construção um muro espesso e elevado, guarnecido de portões de ferro. Uma vez transpostos os muros pelos cortesãos, estes se serviram de fornalha e de vigorosos martelos para soldar os ferrolhos. Deliberaram entrincheirar-se contra os súbitos impulsos ou os desesperos provenientes do exterior e lacrar todas as saídas aos frenesis do interior. A abadia estava amplamente abastecida. Graças a tais cuidados, os cortesãos poderiam enfrentar o contágio. Que o exterior se arranjasse como pudesse. De sua feita, seria uma loucura afligir a alma com meditações sobre apeste. O príncipe havia fornido aquele refúgio com todos os meios prazerosos. Havia bufões, improvisadores, bailarinos, músicos, formosuras de todas as espécies. E havia, também, o vinho. Todas essas belas coisas haviam no interior, além da segurança. Lá fora, disseminava-se a “Morte Escarlate”. Foi ao fim do quinto ou sexto dia em seu refúgio, enquanto a peste fazia grande estragos além das muralhas, que o Príncipe Próspero proporcionou aos convivas um baile de máscaras da mais insólita magnificência.” a)No texto, há diversas passagens em que ocorre a descrição. Identifique e registre uma dessas passagens. b)Qual o efeito produzido por trechos descritivos dentro de uma narrativa como essa, de Edgar Allan Poe?

Respostas

respondido por: thaissacordeiro
5

A. Os trechos que há riqueza de descrições são notados em:

"Havia bufões, improvisadores, bailarinos, músicos, formosuras de todas as espécies. E havia, também, o vinho. Todas essas belas coisas haviam no interior, além da segurança. Lá fora, disseminava-se a “Morte Escarlate”.

As descrições como de que havia bailarinos, músicos e demais pessoas mostra como o lugar tinha muita gente quando entrou a "estranha figura", "intruso". Causa repulsa nos convidados porque não sabem quem é o intruso no baile.

B. As descrições do texto fazem com que tenha um suspense. Prende a atenção do leitor para saber o que irá acontecer, qual será o final da história.

Ao ler o conto de Edgar Allan Poe, a "A Máscara da Morte Rubra" fala sobre a Peste Negra, sendo responsável pela morte de muitas pessoas. Portanto não é um assassino comum.

O personagem principal é príncipe Próspero e como antagonista a Morte Escaldante.

O cenário da obra é a Idade Média.

Abraços!

Perguntas similares