Respostas
Resposta:A esgrima é considerada como o esporte mais antigo do Ocidente. Acredita-se que é na pré-história, quando o homem se utilizava de armas para ataque e defesa de animais, que é encontrada a origem da esgrima. Passada a fase da caça e da coleta, houve uma evolução nas armas, o que fez da luta com armas brancas um meio de combate, somente deixada a um segundo plano após a emergência das armas de fogo.
Foi na França do século XVII que surgiram as primeiras escolas de esgrima. Novos golpes foram criados e o ensino do combate era feito em pistas pintadas no chão. Além disso, nessa época abria-se a discussão sobre os instrumentos da luta: se o melhor era a espada, com seu golpe de ponta, ou o sabre, cujo golpe principal era o de corte. Conta-se que muitos testes – em forma de duelo – foram realizados para definir qual dos dois instrumentos seria o melhor, mas nenhum resultado foi atingido.
Logo após esse período, a esgrima começou a evoluir como modalidade esportiva. Surgiram equipamentos mais leves e menos perigosos, como o florete, além de outros equipamentos mais propícios à segurança: luvas, máscaras e coletes para os mestres. Além disso, com o intuito de evitar ferimentos durante os treinos, algumas convenções foram estabelecidas, como, por exemplo, duas pessoas não poderiam atacar ao mesmo tempo. No início do século XIX, os duelos foram extintos. O ferimento provocado pela espada, que antes era sinal de vitória, passou a ser substituído pelos sinais dados pelo árbitro. A introdução da esgrima nos Jogos Olímpicos se deu logo na sua primeira edição da era moderna: Atenas, 1896.
Oficialmente, a pista de esgrima apresenta as seguintes dimensões: 14 metros de comprimento, com recuo variando de 1,5 a 2 metros, que também são utilizados, por 2 metros de largura.
Resposta:
A esgrima possui três modalidades, isto é, a luta pode ser disputada com o uso de três armas: sabre, espada e florete. Confira as principais características de cada uma:
Sabre: é uma arma leve e rápida. Nessa modalidade é permitido ao esgrimista tocar o seu adversário com a ponta ou com a lateral da lâmina. A superfície válida para o toque compreende cabeça, tronco e membros superiores, com exceção das mãos. A sabre mede 0,88 m e pesa 500 g;
Espada: diferente da esgrima com uso do florete, na espada o esgrimista só pode golpear com a ponta da arma. Além disso, o competidor pode tocar qualquer área do corpo do adversário e os oponentes podem marcar toques simultâneos. A espada mede 0,90 m e pesa 770 g, sendo a arma mais utilizada nos duelos dos séculos XIX e XX;
Florete: como foi possível estudar no tópico anterior, a florete foi a primeira arma desenvolvida para a prática da esgrima, portanto, essa modalidade é a forma mais pura do esporte, sendo também a mais difícil das armas. O objetivo é fazer pontos exclusivamente através de golpes de ponta sobre a superfície válida do adversário que, nesse caso, é apenas o tronco. Por ser uma arma mais leve, a modalidade se apresenta como uma técnica de extrema elegância. A florete pesa 500 g e mede 0,90 m.
Explicação: