1)O que significa modernidade na visão da História?
2)Por que alguns historiadores discordam que o período entre a Idade Média e a Idade Contemporânea seja entendido como Idade Moderna, no que se refere a profundas mudanças no mundo?
3)A linha do tempo histórico é construída baseada em marcos históricos utilizados para separar os períodos ou Idades históricas para que possamos compreender melhor o estudo da História. Tendo em mente que iremos estudar a chamada Idade Moderna, cite qual acontecimento histórico dá início à Idade Moderna e qual acontecimento marca o fim da Idade Moderna?
Respostas
Resposta:
1) A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultura e economia vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.
2) porque na idade moderna é um período de realidae já na idade média é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna e a idade Contemporânia é umadivisão cronológica da história, compreendendo o período entre o início da Revolução Francesa.
3) A Idade Moderna foi um período específico da História do Ocidente que se inicia no final da Idade Média em 1453 d.C. Embora os limites cronológicos sejam objeto de debate, a linha temporal deste período estende-se do final do século XV até à Idade das Revoluções no século XVIII; muitos historiadores assinalam o início desta idade na data de 29 de maio de 1453, quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, incluindo assim o Renascimento e a Era dos Descobrimentos (incluindo as viagens de Colombo que começaram em 1492 e a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama em 1498), e data de término com a Revolução Francesa no dia 14 de Julho de 1789. E A descoberta da América e as rotas comerciais com a África e a Ásia criaram as bases de acumulação de capital necessárias ao desenvolvimento do capitalismo no período histórico posterior. Entretanto, essas mudanças econômicas ocorreram à custa da vida de milhões de seres humanos, principalmente ameríndios e africanos escravizados. No aspecto religioso, o cristianismo católico deixou de deter o monopólio religioso na Europa com o advento da Reforma Protestante.
espero ter ajudado
Explicação: