1. Em qual das alternativas abaixo “todas” as palavras são adjetivos que, no texto acima, qualificam a cidade de “Aracaju”? *
1 ponto
a) menor, pequena e calma
b) orgulhosa, provinciana e bonitas
c) menor, provinciana e calma
d) orgulhosa, pequena e provinciana
Leia mais um fragmento de “Memória de livros” de João Ubaldo Ribeiro:
(...) comprávamos galinhas vivas e verduras trazidas à nossa porta nas costas de mulas, tínhamos grandes quintais e jardins, meninos não discutiam com adultos, mulheres não usavam calças compridas nem dirigiam automóveis e vivíamos tão longe de tudo (...).
Texto extraído do livro Um brasileiro em Berlim, de João Ubaldo Ribeiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2011, pp. 105-112.
Fonte: Revista Na ponta do lápis (ano VII, número 18, junho de 2008, p.22).
2. Nesse fragmento, os verbos estão todos sendo usado num único tempo do modo indicativo, que é: *
1 ponto
a) Pretérito perfeito.
b) Pretérito imperfeito.
c) Pretérito mais-que-perfeito.
d) Futuro do pretérito.
2) B
Respostas
Resposta: 1-D
2-B
Explicação: ta certinho, da 5 estrelas pfv
Na primeira questão, nota-se que as palavras utilizadas para qualificar a cidade de Aracaju são: orgulhosa, pequena e provinciana. Por esse motivo a resposta correta é a alternativa D.
Adjetivos são termos que conferem uma característica ou um estado para o substantivo ao qual se referem. Eles tem como função descrever aquele local, objeto, animal ou pessoa e permitir para o leitor uma maior imersão dentro do texto que lhe está sendo proposto.
Não há importância se o adjetivo é positivo ou negativo, desde que ele confira uma característica ou um estado, ele é um adjetivo.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/26149663
Na segunda questão, podemos notar que o trecho de "Um brasileiro em Berilm" os verbos estão no pretérito imperfeito. Sendo assim, a resposta correta é a alternativa B.
Ao utilizar o pretérito imperfeito, o autor quer deixar claro que aquela ação foi realizada no passado, mas que ela ainda não foi completada e pode ter sido interrompida por algum motivo.
Notamos isso nos verbos "comprávamos" e "tínhamos" que dão uma ideia de que não "compram" e nem "tem" mais os objetos e seres aos quais referenciam.
Saiba mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/13586467