Respostas
As relações entre China e Estados Unidos são relações estabelecidas entre a República Popular da China e os Estados Unidos da América. A maioria dos analistas caracterizam as atuais relações sino-americanas como sendo complexas e multifacetadas. Os Estados Unidos e a República Popular da China normalmente não são nem aliados e nem inimigos; o governo dos Estados Unidos e suas instituições militares não consideram a China como um adversário, mas como um concorrente em algumas áreas e um parceiro em outras.
espero ter te ajudado
Gastos Militares
Direitos Humanos
Em 2003, o governo estadunidense declarou que apesar do momento favorável nas relações com a China e os grande sinais de que o país se uniria no reforço dos direitos humanos, ainda havia muitos retrocessos. O governo chinês reconheceu, a princípio, a importância da proteção dos direitos humanos e alegou ter tomado medidas para adequar suas próprias práticas de direitos humanos às normas internacionais. Entre tais medidas, houve a assinatura do Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais em outubro de 1997 (que veio a ser ratificado março de 2001) e do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos em outubro de 1998 (que ainda não foi ratificado). Em 2002, a China libertou um grande número de prisioneiros políticos e religiosos e concordou em cooperar com especialistas em tortura, detenção arbitrária e perseguição religiosa enviados pelas Nações Unidas. Entretanto, grupos de proteção dos direitos humanos têm afirmado que nenhuma ou poucas medidas foram efetivamente implementadas pelo governo chinês.
Impacto na Ásia
Para a maioria dos especialistas, o crescimento econômico chinês têm ocasionado uma fricção com o governo estadunidense na região. Por exemplo, como reação à reposta chinesa ao Bombardeamento de Yeonpyeong, os Estados Unidos passaram a "redefinir sua relação com Coreia do Sul e Japão, potencialmente criando um bloco anti-China no Nordeste Asiático".