(mínimo 5 linhas) expresse sua expectativa para sociedade pós COVID-19
Respostas
Como recomeçar? As lições para o Brasil dar o próximo passo
Antes de decretar fim à pandemia do coronavírus, o Brasil e o mundo desenham estratégias de reabertura. O risco de uma volta antecipada é aprofundar a criseplanos de reabertura da economia, numa tentativa de conter o tamanho do desastre econômico que virá.
Nos últimos dias, as imagens de crianças chinesas retornando às aulas em Pequim e Xangai, as duas maiores cidades da China, correram o mundo. A reabertura das escolas, após três meses de uma rígida quarentena, era o sinal que faltava para decretar oficialmente o fim do surto no país — ainda que a vigilância continue firme para evitar uma segunda onda de transmissões no país. No início de maio, após oito semanas seguidas em que pandemia atingiu seu pico, quase tudo voltou a operar na China: fábricas, shoppings, restaurantes, espaços públicos.
É esperado para o final do mês o encontro anual do Congresso Nacional do Povo, no qual 3.000 parlamentares vão se reunir pessoalmente. O retorno à quase normalidade da China contrasta com a realidade de boa parte do mundo ocidental, onde os países ainda lutam para reduzir as curvas de contaminação por covid-19. Mas, se em termos epidemiológicos impera a cautela em decretar o fim da pandemia, os governos não se furtaram em acelerar osItália e Espanha, os países europeus mais afetados, com mais de 200.000 contaminados cada um