Leia o soneto a seguir, de Vinícius de Moraes, e depois responda às questões propostas. Soneto do amor total Amo-te tanto, meu amor... não cante O humano coração com mais verdade... Amo-te como amigo e como amante Numa sempre diversa realidade Amo-te afim, de um calmo amor prestante, E te amo além, presente na saudade. Amo-te, enfim, com grande liberdade Dentro da eternidade e a cada instante. Amo-te como um bicho, simplesmente, De um amor sem mistério e sem virtude Com um desejo maciço e permanente. E de te amar assim muito e amiúde, É que um dia em teu corpo de repente Hei de morrer de amar mais do que pude. Porque o título do soneto é"Soneto do amor total"? * c) Leia novamente a última estrofe e interprete-a. a) Justifique a classificação do poema como um soneto. * b) Em dois versos do poema, o eu lírico se vale da comparação para expor as várias fases do amor que ele nutre pelo seu amado. Assim sendo, quais são os três tipos de amor sentidos pelo eu lírico e, em sua opinião, qual é a diferença entre esses três tipos de amor?
Respostas
Resposta:
>> Porque o título do soneto é "Soneto do amor total"? O motivo do título pode estar relacionado com o sentimento de alguém que está muito apaixonado e acaba se declarando a pessoa amada de maneira desesperadora.
a) Justifique a classificação do poema como um soneto. São 04 estrofes, sendo 2 quartetos e 2 tercetos.
b) Em dois versos do poema, o eu lírico se vale da comparação para expor as várias fases do amor que ele nutre pelo seu amado. Assim sendo, quais são os três tipos de amor sentidos pelo eu lírico e, em sua opinião, qual é a diferença entre esses três tipos de amor? 1. Amor de amigo e amante (aquele sentimento de afeto e consideração pela outra pessoa) 2. Amor além do TEMPO (que durará para sempre, ele ama agora e amará no futuro). 3. Amor Bicho (natureza animal) - aquele amor que segue os instintos e foge da razão.
c) Leia novamente a última estrofe e interprete-a. O amor irá além da morte, pois mesmo o corpo não esteja mais presente, o sentimento não morrerá.