A)Por que as cantigas eram declamadas? Qual sua importância no Trovadorismo?
B) Cantigas de amigo: o que são? Quais as características mais comuns?
C) cantigas de maldizer: o que são? Quais as características mais comuns?
D) cantigas de amor: o que são? Quais as características mais comuns?
Respostas
Resposta: A) As obras do trovadorismo são chamadas cantigas, pois eram escritas para serem declamadas (não havia cultura do livro na Idade Média, a população era em grande parte analfabeta e ainda não havia sido inventado o livro impresso), e frequentemente eram acompanhadas de instrumentos musicais, como a lira, a flauta, a viola.
B)O lírico tinham cantigas de amor e também de amigos, e nelas estavam colocados sensações e sentimentos que estavam presentes nas relações que aconteciam. Esses temas eram geralmente tratados nas cantigas de amor e cantigas de amigo, que era onde existia o olhar voltado para os textos mais amorosos, bem como o sofrimento por amor.
C)As cantigas de escárnio e maldizer constituem um dos três géneros em que se divide a Satírica galego-portuguesa, que em Portugal encontrou expressão por volta de 1189 e 1385. Foram escritas, assim como todos os textos populares da época, em galego-português. As cantigas de escárnio e maldizer, sub-género da lírica galego-portuguesa, incluem sirventeses provençais morais e políticos, sátiras literárias e maledicências pessoais, como "tenções", prantos e paródias; em resumo, os textos que não se encaixam como cantiga de amigo e de amor.
D)As cantigas de amor surgiram na região da Provença, França, entre os séculos XI e XVIII, onde os trovadores desenvolveram a arte do "amor cortês". Na Península ibérica merece destaque os trovadores de Portugal e da Galiza.
Características das Cantigas de Amor
Escritas em primeira pessoa
O eu-poético declara o amor à dama
O cenário é a rotina palaciana
A amada é reverenciada
Demonstração da servidão amorosa
A mulher é um ser inatingível, idealizada
O amor é idealizado
Sofrimento amoroso
Aflição e desgosto
Explicação:
..