Foi um período de revoltas e contestações da população que resultaram na derrubada de ditaduras em países do Oriente Médio e norte da África. A população foi às ruas para protestar contra ditaduras e reivindicar melhores condições de vida.”
1) A definição no texto acima corresponde a: *
1 ponto
a) Guerra dos Seis Dias
b) Conflito Árabe-Israelense
c) Guerra Santa
d) Primavera Árabe
2. “ No mundo atual presenciamos conflitos étnicos, religiosos e povos sem um Estado-Nação definido, como é o caso do povo curdo. A população curda chega a 26,3 milhões nos principais países onde esta população vive. (TAMDJIAN,2005).” Com base na informação, é CORRETO afirmar que os curdos vivem principalmente: *
1 ponto
a) Na Faixa de Gaza, entre a Palestina e Israel, onde os conflitos são frequentes mediante a disputa de territórios. Ali o povo curdo sofre a violência e é excluso de direitos.
b) Na antiga Alemanha Oriental, pois com o fim da guerra fria os curdos ficaram sem pátria.
c) Em países do Oriente Médio como Turquia, Síria, Irã, Iraque e Armênia. Nestes locais os curdos não têm direitos políticos e são discriminados pelos governos.
d) Estão espalhados entre os países que passaram pela Primavera Árabe, a partir de 2010 como: Tunísia, Libia, Egito, Argélia, Iêmen, Marrocos, Bahrein, Jordânia, Omã e Síria.
Respostas
Resposta:
1) D
2) C
Explicação:
certa Google classroom
1 - b) Primavera Árabe
A primavera Árabe foi um período de luta e revolta durante o período de 2010, que desencadeou uma série de protestos em diversos países Árabes, que tinham como objetivo derrubar governos ditadores que faziam parte desses espaços.
Não pode ser considerado um protesto pacífico, visto que, além de muitos dos protestantes terem sido mortos durante as represarias dos governantes, alguns ditadores também foram mortos por esses protestantes, como sinal de revolta.
Esse período ficou marcado na história Árabe e nas suas demais características.
Aprenda mais: brainly.com.br/tarefa/12159023
2 - c) Em países do Oriente Médio como Turquia, Síria, Irã, Iraque e Armênia. Nestes locais os curdos não têm direitos políticos e são discriminados pelos governos.
Os curdos são um povo que não possuem uma nação, eles vivem em territórios dispersos sobre a dominação de governos diferentes, mesmo sem obedecer ou se referirem a esses governos como seus líderes.
Povos sem nação existem porque a configuração dos territórios não obedecem as necessidades de diferentes povos, assim esses povos que possuem suas próprias crenças e ideias políticas ficam existindo em territórios de outros países.
Além dos curdos, outros grupos também passam pelo mesmo fenômeno de não terem uma localização específica para se viver.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/37174993