No século XV, quando os europeus iniciaram as grandes navegações, os desafios eram diversos e estavam presentes em todo o processo. Para além dos problemas reais enfrentados pelos navegadores, muitos relatos de viagem trazem informações que caracterizam situações imaginárias no contexto da navegação. A imagem abaixo ilustra uma das dificuldades encontradas no início do processo da conquista marítima europeia. Fonte: Ilustração do século XV. Disponível em: Acesso: 23 abr de 2020. Observando a imagem acima e levando em consideração o que você estudou sobre o assunto, preencha o quadro abaixo destacando os perigos reais e imaginários que os navegadores enfrentaram no processo da expansão marítima europeia. A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA Perigos reais Perigos imaginários
Respostas
respondido por:
132
As Grandes Navegações enfrentaram inúmeros perigos reais: fome, doenças, equipamentos pouco sofisticados, erros humanos e mesmo acidentes devido ao desconhecimento do território que exploravam - além do risco de serem capturados por nativos.
Eram perigos imaginários, ainda, os monstros marinhos- como lulas gigantes e sereias - e as "maldições" - acreditava-se, por exemplo, que se uma mulher estivesse à bordo do navio fora do porto ele afundaria, de modo que temiam a presença de mulheres.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás