Respostas
Resposta:
1. Fazer vaquinha.
2. Chorar pitangas. ...
3. Arroz de festa. ...
4.Terminar em pizza. ...
5. Matar cachorro a grito. ...
6. Chato de galocha. ...
7. Amigo da onça. ...
8. Paredes têm ouvidos.
ESPERO TER AJUDADO, SE PUDER MARCAR MELHOR RESPOSTA AGRADEÇO! : )
Resposta:
Baú : Também conhecido como busão, é o ônibus do sistema público.
Bicho – Cara, véi, velho, mano, amigo. Mas, se for ‘o bicho’, que dizer que é fera, legal.
Boto fé – Tanto pode significar “acredito” quanto “apoio você”. Você pode apoiar ou concordar inteiramente com alguém, botando muita fé, por exemplo.
Boiar – não entender, não acompanhar, chegar no fim da piada e não compreender o motivo da risada.
Brother – Também pode ser simplificado para “brô”. Significa bicho, cara, velho, véi, amigo...
Cabuloso – Surpreendente, incrível, grandioso, assustador.
Camelo – Gíria de raiz carioca. Significa bicicleta, bike, magrela.
Canal – Meio para conseguir algo. Pode ser “o canal” para entrar naquela festa, por exemplo.
Caraca – Interjeição de surpresa. O mesmo que “nossa!”. Costuma preceder a palavra “véi”. Como em “caraca, véi!”.
Contatinho – Seu ou sua peguete. Ver peguete.
De boa – Evoluiu para “de boas”. Tranquilo. Também pode ser substituído pela versão mais recente, a “suave”.
Esquema – Pode ser a programação, mas também a trama. Uma cadeia de acontecimentos e significados que inclui alguém por quem se nutre afeto. Exemplo: “você pode ser um pedacinho do meu esquema”, explica a cantora Anitta.
É nóis – Somos nós, estamos juntos, estamos unidos, estamos em um mesmo esquema. Versão antiga: “tô contigo e não abro”.
Fera – Legal, massa, irado, cabuloso. Mas também pode ser usado no mesmo contexto que bicho, véi, brother, brô.
Irado – Maneiro, massa, legal, fera, muito bom, que supre as expectativas. Também pode ser usado como elogio a alguém, quando a pessoa é descolada, interessante.
Maneiro – “Massa”, ou “muito massa”. Legal pacas. Irado.
Moscando – A pessoa que mosca está “vacilando”, bobeando. Também pode ser substituído por “panguão”.
Moleque – O mesmo que bicho, véi ou brother.
Oxi ou oxe – Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.
Pala – Tanto pode significar uma reação emocional adversa e inesperada, quanto rir de um fato cômico até perder o controle.
Palha ou páia – Pessoa ou objeto fuleiro, que não cumpre as expectativas, que decepciona ou contraria. Demonstrar um preconceito contra alguém é algo muito páia.
Papo reto – Quem manda um papo reto está sendo sincero, direto e verdadeiro, embora a expressão seja mais agressiva que a explicação possa sugerir. Provavelmente veio com os cariocas transferidos do Rio de Janeiro.
Parceiro ou parceira – Amigo ou amiga. Uma versão mais moderna do “bicho”.
Pé de pano – Tem vários significados, mas praticamente não se usa mais. Pode ser a pessoa que chega sem ser percebida. Também se refere àquele ou aquela que assume o papel de “outro” em um triângulo amoroso, e tem que fugir da casa do amante ou da amante sem ser notado.
Peguete – A pessoa com quem você ou outrem está mantendo um relacionamento, mas sem compromisso.
Pode crer – Nada de “pode acreditar”. Está mais para “concordo com você”, “falou tudo”, “temos a mesma opinião”, ou “você me convenceu”.
Rolê – É o programa. Na casa de alguém, no bar, no parque da cidade. “O Eduardo sugeriu uma lanchonete, mas a Mônica queria ver o filme do Godard”, segundo Renato Russo
Sacou – Entendeu? Morou? Acompanhou? Sacou? Acho que estou me repetindo...
Salve – Mandar um olá para todos os amigos. Pode ser por celular, no viva voz, pode ser em vídeo ou pode ser só uma passadinha rápida mesmo.
Satélite – Termo cada vez menos usado. Regiões administrativas do Distrito Federal. Cidades sem o status de município e que orbitavam economicamente o Plano Piloto. Locais como Taguatinga ou Ceilândia que, na verdade, não dependem mais da capital.
Suave – Tranquilo. Feito sem pressa. Também pode ser substituído por “sussa”.
Tá ligado – Está atento? Está sabendo? Está acompanhando? Também pode ser substituída por “tô ligado”, ou, “sim, estou atento”, “estou sabendo”.
Tamo junto – Outra maneira de dizer “é nóis”.
Tesourinha – Só se for pra cortar dos eixinhos W e L para o Eixão. Já estavam na cabeça de Lucio Costa quando ele desenhou o Plano Piloto. Causam confusão na cabeça de quem acabou de chegar, pois, para ir, é preciso voltar.
Tipo – Tipo assim, é tipo uma explicação. Mas também pode ser usado para descrever algo ou alguém, um tipo assim. É, ainda, uma interjeição explicativa usada para iniciar um exemplo. Tipo quando explicamos um verbete. Sacou?
Velho ou véi – Expressão tipicamente brasiliense, tal qual tesourinha, baú ou busão. Tem diversos significados e usos. Depende da entonação e da quantidade de “eeeees”. Pode ser um susto, uma surpresa, uma exclamação, uma pergunta, até um chamado. Quiçá, um pedido de socorro.
Explicação:
isso?