Como Conceituar classes gramaticais? crie um poema intimista para uma amiga em 1º pessoa crie um poema social releitura da música todos os verbos
Respostas
O que é Classe gramatical:
Classe gramatical ou classe de palavra é o nome dado ao conjunto que classifica uma palavra, baseando-se na sua estrutura sintática e morfológica.
Na língua portuguesa, existem dez classes gramaticais, que são subdividas entre classes gramaticais variáreis e invariáveis.
Quando se diz quem uma classe gramatical é variável, significa que possui a capacidade de se flexionar, ou seja, assumir forma de plural ou singular, masculino ou feminino e etc.
Já as invariáveis são estáticas, ou seja, não sofrem flexões em suas estruturas.
as classes gramáticas são:
Substantivo:Palavras que nomeiam as coisas, os seres, os lugares. Podem ser flexionados em "gênero", "número" e "grau".
Verbo:Palavras que indicam uma ação, estado, ocorrência ou um fenômeno. Podem ser flexionados em "número", "voz", "pessoa", "modo", "tempo" e "aspecto".
Adjetivo: Palavras que caracterizam ou qualificam os substantivos. Podem ser flexionados em "gênero", "número" e "grau".
Advérbio:Palavras que alteram um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São invariáveis, mas alguns advérbios podem ser flexionados em "grau".
Pronome:Palavras que substituem, acompanham, determinam ou modificam alguns substantivos nas frases. Podem ser flexionados em "gênero", "número" e "pessoa".
Preposição: Palavras que estabelecem conexões entre dois termos de uma oração.
Artigo:Palavras que antecedem os substantivos, definindo ou não os mesmos. Podem ser flexionados em "gênero" e "número".
Interjeição:Palavras que exprimem emoções, sensações ou estados de espírito. São invariáveis.
Conjunção: Palavras que servem de elementos de ligação entre duas orações ou termos de uma mesma oração. São invariáveis.
Numeral: Palavras que indicam quantidades, sejam de pessoas, coisas e etc. Podem ser flexionados em "gênero" e "número".
Poema:
Quem tivesse uma amizade,
nesta bela cidade,
para pensar um belo pensamento
e pousá-lo no vento!
Quem tivesse uma amizade – perfeita, certa e inseparável–
para se ver alegrando, e gostar de dançar
sobre o luar!
Quem tivesse uma amizade
entre o sol e a chuva,
que sempre se encontram
virando uma amizade encantada...
eu sei esse é o poema mais retardado e nd ver da história ;-;