• Matéria: História
  • Autor: anacarolina021203
  • Perguntado 6 anos atrás

Os romanos chamavam de bárbaros os povos que viviam além das suas fronteiras e cujas culturas estranhavam profundamente. Apesar de a denominação esconder uma grande diversidade de culturas e povos (Vândalos, Ostrogodos, Visigodos, Burgúndios, Anglos, Saxões, Francos e muitos outros povos), eles tinham semelhanças na organização social, política e econômica, sobretudo porque, em sua grande maioria, tinham a mesma origem: a germânica.
(ARRUDA, José Jobson; PILETTI, Nelson. Toda a história: História geral e do Brasil. São Paulo: Editora Ática. 12 ed. l. reimpressão. 2003. p. 97-98).

Sobre as comunidades germânicas na Idade Média, assinale a alternativa incorreta

a.Os povos germânicos transferiram para as terras ocupadas na Europa muitos aspectos do seu sistema econômico, baseados em trocas naturais e na exploração coletiva da terra, por meio de cultivo agrícola e da criação de rebanhos. Praticavam ainda a caça e a pesca. A guerra tinha importância fundamental na obtenção de riquezas.
b.Os hábitos dos germânicos eram semelhantes aos costumes dos romanos. Vestiam-se com peles de animais e tecidos grosseiros e moravam em cabanas rústicas. No tocante à religião, os germânicos eram cristãos e acreditavam num paraíso, onde virgens guerreiras, as valquírias, entretinham os guerreiros.
c.A sociedade germânica era patriarcal. Cabia ao chefe do grupo familiar as decisões mais importantes. A organização política tinha por base os grupos familiares, que formavam unidades maiores até chegarem às tribos. Independentes, essas tribos se reuniam apenas para determinadas finalidades, como a guerra. Essa autonomia dificultou a formação de um estado forte e centralizado.
d.Entre os germânicos, o chefe deveria se comportar com justiça, e os guerreiros deviam obediência a ele. Em tempo de guerra, formava-se o comitatus, bando armado que se organizava temporariamente e se baseava nas relações de reciprocidade entre o comandante e o comandado. Essa relação de lealdade seria outra contribuição dos povos germânicos à sociedade feudal.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
7

É incorreto aquilo afirmado em B, de modo que é correta a alternativa B.

Durante a Idade Média ainda havia entre alguns povos germânicos práticas pagãs, mas estes grupos não eram parte do Cristianismo. Quando a conversão acontecia, os povos abandonavam a crença nas Valquírias, por exemplo, que eram parte das crenças pagãs, e passavam a adotar o dogma cristão.

Além disto,  na Idade Média já havia avanços consideráveis entre as comunidades germânicas, de modo que não se vestiam mais com peles grosseiras e nem viviam somente em cabanas rústicas.

Perguntas similares