Respostas
Resposta:
O líder religioso diz respeito a autoridade máxima dentro de uma determinada religião e serve como forma de possibilitar que as entidades inferiores sigam seus mandamentos.
Nesse sentido, temos que o líder religioso é uma importante figura dentro da religião como forma de guiar seus seguidores.
No cristianismo, por exemplo, temos que o maior líder religioso é o papa, que também pode ser tido como um espelho da igreja.
Logo, esse líder é sempre escolhido dentro os melhores representantes.
Explicação:
Resposta:
Os líderes religiosos ajudam na construção das comunidades de fé. São os responsáveis também por animar e encorajar os membros. Tornam-se exemplos por suas ações, motivações que dão sustento a vida comunitária. A realidade das comunidades são diversificadas, as orientações passam primeiro pela experiência e pela fidelidade da fé que professa. São os líderes que ajudam também na organização, distribuição de tarefas e aconselhamentos, vistos como exemplos dão suportes suficientes para a edificação da religião nos seus aspetos religiosos e sociais.
O papel do líder religioso
O líder religioso tem a função de preservar e de repassar os ensinamentos religiosos, ele é considerado o guardião, aquele que é responsável em transmitir a palavra sagrada que deve ser preservada e repetida, sem traí-la nas suas originalidades. Assim, “o grupo é capaz, de repetir a tradição recebida do líder e transmiti-la de geração a geração”.
A partir do momento que algumas pessoas passam a seguir determinado líder religioso e a se identificar com sua mensagem, surgem as religiões propriamente ditas.
O líder geralmente apresenta algumas características que são de caráter: carismático, tradicional e racional. Ele pode possuir todas ou apenas uma destas características, ou ainda, a combinação delas.