Uma das polêmicas entre os biólogos e outros estudiosos é o fato de alguns deles não considerarem os vírus como seres vivos. Os que argumentam a favor de os vírus serem organismos vivos se apoiam em algumas de suas características. a) Que características são essas? E que características poderiam ser utilizadas como argumento contrário? b) Explique por que os pesquisadores não conseguem produzir uma vacina eficiente contra algumas doenças?
Respostas
a) DNA e/ou RNA, realizam metabolismo, reprodução, sendo isso próprio dos seres vivos. Os argumentos contra seriam que eles necessitam ser parasitados em outros seres para realização de suas funções.
b) Em geral, o desenvolvimento de uma vacina é um processo complicado que leva muito tempo. São de 10 a 15 anos para desenvolver uma solução para uma doença infecciosa. É preciso primeiro saber a causa, estudar a fundo o vírus ou a bactéria, entender a relação do organismo, etc.
Um dos motivos para a demora de uma vacina é que alguns vírus são desconhecidos, levando mais tempo para os cientistas entenderem tudo sobre ele e, aí sim, desenvolverem uma vacina eficiente. Mas até lá, eles precisam passar por todas as etapas de pesquisas e testar em voluntários antes de fabricá-las em larga escala.
Em primeiro lugar, os cientistas precisam se certificar de que a vacina é segura. Depois, estabelecer a dosagem e o esquema de uso. E, mesmo com a vacina liberada, eles têm a obrigação de acompanhar os pacientes por alguns anos.
Espero ter ajudado! :)