Respostas
Resposta: Os Aborígenes são a população nativa da Austrália, habitavam a maior parte do território australiano, totalizavam aproximadamente 750.000 indivíduos, subdivididos em 500 grupos e com cerca de 300 dialetos diferentes. Esses grupos possuíam estilos de vida distintos e tradições culturais e religiosas próprias em cada região.
Explicação:
Resposta:
Aborígines
Explicação:
A palavra “aborígine” (ou “aborígene”) é empregada para designar um povo que vive no mesmo território há milhares de anos. A palavra “nativo” também é usada como sinônimo. No passado, os aborígines não tinham contato com outras culturas. Foi apenas quando viajantes estrangeiros chegaram a suas terras que os povos aborígines se tornaram conhecidos em outras partes do mundo.
Hoje, há poucos lugares na Terra em que as culturas aborígines não tenham sido modificadas pela influência estrangeira. No entanto, povos nativos sobrevivem nas florestas da América do Sul, na ilha de Nova Guiné e nas montanhas da Malásia e das Filipinas, onde mantêm boa parte do modo de vida original. Os aborígines brasileiros são chamados de índios. Esse foi o nome que os nativos receberam quando os europeus chegaram ao continente americano, no século XV. Segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Brasil tem cerca de 305 povos indígenas, de diferentes grupos étnicos, que falam cerca de 270 línguas. A população indígena brasileira é de 817.963 habitantes (censo de 2010).
Embora a palavra “aborígine” seja empregada para descrever povos nativos de qualquer parte do mundo, é também usada mais especificamente para se referir aos povos que já viviam na Austrália antes da chegada dos europeus. Os aborígines australianos chegaram a essa grande ilha há mais de 40 mil anos. Alguns deles tentam manter vivas suas tradições.
Os aborígines da Austrália eram caçadores e coletores nômades, ou seja, que se deslocavam de um lugar para outro em busca de alimento e água. Viviam em cavernas ou construíam abrigos temporários com galhos, cascas de árvores e couro de animais. Os homens pescavam e caçavam. As mulheres recolhiam tudo o que fosse comestível, como frutos, raízes e ovos.
Uma mulher aborígine da Austrália escolhendo frutos. Na sociedade aborígine australiana tradicional, as mulheres coletavam alimentos, enquanto os homens caçavam e pescavam.
A vida dos aborígines mudou com a chegada dos europeus à Austrália, há mais de duzentos anos. Os novos habitantes forçaram os nativos a deixar suas terras e a mudar seu modo de vida. Muitos aborígines morreram defendendo a terra natal; outros não resistiram a doenças trazidas pelos europeus.
Atualmente os aborígines estão espalhados por toda a Austrália e trabalham nas mais diversas profissões. Muitos, porém, vivem em condições precárias, pois não têm oportunidades iguais às da maioria dos australianos.
Espero ter ajudado!!
Bons Estudos.. :)