Respostas
Resposta:
No mundo:
Bomba de Hiroshima e Nagasaki (Japão, em 1945)
Durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos, pela primeira vez, utilizou bombas atômicas para atacar as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki com o objetivo de forçar o Japão a se render.
A gravidade foi tanta, que no raio de um quilômetro da parte central da explosão, praticamente todos os animais e plantas foram exterminados e a morte de muitas pessoas. Já se passaram quase 60 anos e a radiação ainda causa efeitos nocivos para a vida de muitos japoneses.
Explosão de Chernobyl (Ucrânia, em 1986)
Esse é considerado o caso de acidente radioativo mais grave da história mundial, e por isso um dos maiores desastres ambientais do mundo.
A nuvem nuclear provinda da explosão de um reator acarretou efeitos nocivos na Europa e ainda contaminou uma enorme extensão de florestas, deixando mais de 40 mil pessoas extremamente doentes.
Fukushima (Japão, em 2011)
Esse desastre ambiental também se refere a um acidente nuclear, porém, esse foi em decorrência de um terremoto seguido por um tsunami.
A usina nuclear foi atingida pelo tsunami, causando uma explosão no local. Não houveram mortos, mas grande parte da população sofre problemas de saúde e alta probabilidade em desenvolver câncer.
Além disso, até os dias de hoje, o oceano Pacífico é contaminado devido aos despejos de água radioativa que chegam a 300 toneladas por dia.
Desastres ambientais no Brasil
No Brasil, os desastres ambientais dificilmente são provocados por efeitos naturais de grande magnitude, como tsunamis, terremotos e outros, porém, muitos deles são provocados por ação humana.
Confira a seguir os 2 maiores desastres ambientais do Brasil:
Acidente radioativo em Goiânia (1987)
Esse é considerado um dos mais graves casos de radiação em todo o mundo, considerando o uso de um material radioativo chamado Césio 137.
O motivo inicial de tudo foi a violação de um aparelho radiológico por dois catadores de lixo. O aparelho se encontrava em um hospital abandonado.
No processo, os dois encontraram um pó branco que tinha a capacidade de emitir uma luz azulada. Ao deslocar esse pó para outros pontos da cidade, eles acabaram contaminando o ar, solo, água e também muitas pessoas.
Rompimento da barragem em Mariana (2015)
Esse é um dos desastres ambientais mais recentes e até mesmo impressionantes, e claro, um dos mais comentados.
O rompimento da Barragem da Samarco – empresa controlada pela Vale – que acarretou a liberação de cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos na cidade, inundando o distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais, deixando 19 mortos.
Os impactos ambientais pelo rompimento da barragem são enormes, podendo destacar a contaminação de rios e mares pela lama, a morte de milhares de espécies de peixes, soterramento de nascentes, destruição da vegetação, comprometimento do solo, entre outros.